Avelino Meneses aponta insucesso escolar como inimigo comum aos Açores e ao continente

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que nos Açores e no continente há uma “batalha comum” contra o insucesso e o abandono escolar.

Avelino Meneses, que falava à margem da visita de dois dias do Secretário de Estado da Educação, João Costa, às ilhas Terceira e S. Miguel, considerou que esta batalha, que classificou de “difícil” e de realização “a prazo”, não pode ser “travada sozinha pelo Governo”.

“Nós temos que buscar parceiros que nos ajudem neste trabalho de conferir uma prioridade absoluta ao trajeto escolar dos nossos alunos”, frisou, acrescentando que os parceiros “estão identificados” e “felizmente” já estão a trabalhar nessa prioridade.

Esses parceiros são os professores, “os melhores parceiros do Governo no combate ao insucesso e ao abandono escolar”, as famílias e a comunidade. afirmou Avelino Meneses.

“É preciso mobilizar as famílias e a comunidade em geral” para essa tarefa, através do Programa Intervenção Comunitária – Escola, Família, Comunidade, que pretende “congregar todos no combate ao insucesso escolar”, salientou o Secretário Regional, acrescentando que este insucesso “não se pode combater apenas dentro das paredes da escola”.

“As causa do insucesso estão, por vezes, fora da escola, é preciso ir às famílias e às comunidades, às suas instituições”, como já ocorreu na Lagoa e, neste ano letivo, está a decorrer em Vila Franca do Campo, referiu.

Este projeto de intervenção, que conta com a envolvência de vários departamentos do Governo dos Açores, será alargado nos próximos anos letivos a mais concelhos da ilha de S. Miguel, adiantou Avelino Meneses.

Durante dois dias, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, acompanhado pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, visitou escolas nas ilhas Terceira e S. Miguel que, nos últimos anos, têm vindo a desenvolver diversos projetos no âmbito do ProSucesso- Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar, e do programa nacional Autonomia e Flexibilidade Escolar.