PUB

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o agravamento da agitação marítima nos Açores a partir de sexta-feira, com ondas que podem atingir os 15 metros e rajadas de vento até 168 quilómetros por hora.

“A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago entre as 06:00 de sexta-feira e as 18:00 de domingo, com ondas que poderão atingir os 15 metros”, descrevem aquelas entidades em comunicado.

Por outro lado, “são esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 93 quilómetros por hora e rajadas até 168 quilómetros por hora.

PUB

Quanto à “altura significativa” da agitação marítima, pode “atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 15 segundos”, descrevem.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha lembram a população “para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Em concreto, recomendam o reforço da amarração e a manutenção de uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Recomendam, ainda, que se evitem passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os “molhes de proteção dos portos, arribas ou praias”, por forma a evitar ser surpreendido por uma onda.

“Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, é outra das recomendações.

Pub