Pub
Início Dossiês Dia de Portugal Autarca de Ponta Delgada destaca relação “exemplar” do PR com os Açores

Autarca de Ponta Delgada destaca relação “exemplar” do PR com os Açores

Pub

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou hoje a relação “exemplar” do Presidente da República com os Açores, numa cerimónia em que Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a Chave de Honra do município.

“Esta chave que lhe entrego, com subida honra, destina-se a distinguir o senhor presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que tem evidenciado exemplar relação, institucional e pessoal, com a Região Autónoma dos Açores e, em especial, com o município de Ponta Delgada”, disse José Manuel Bolieiro.

Na cerimónia, que integrou as comemorações do 10 de Junho, o Presidente da República recebeu a Chave de Honra do município de Ponta Delgada, destinada a “galardoar titulares de órgãos de soberania nacionais ou estrangeiros e personalidades nacionais ou estrangeiras de reconhecida projeção e prestígio, que tenham desenvolvido ou desenvolvam ação meritória, relacionada com o município de Ponta Delgada ou que a ele se desloquem em visita de interesse relevante”.

Antes de entregar a Chave de Honra, José Manuel Bolieiro disse que Ponta Delgada estava “orgulhosa” por ser simbolicamente “capital da Nação”, nas comemorações do Dia de Portugal.

“Esta celebração projeta-se pelo país inteiro e pelo mundo, onde há diáspora, e convoca todas as atenções e pátrias saudades para Ponta Delgada, que será ainda mais admirada pelo seu acolhimento”, salientou, acrescentando que a decisão “mobilizou vontades e gerou entusiasmo”.

O autarca frisou que Ponta Delgada “elevou a dimensão cultural de Portugal” e a sua identidade nacional, lembrando nomes de estadistas e de “vultos nacionais da cultura”, naturais da cidade, como Ernesto Hintze Ribeiro, Teófilo Braga, Mota Amaral ou Jaime Gama e ainda Antero de Quental, Natália Correia, Domingos Rebelo, Canto da Maya e Roberto Ivens.

As comemorações do Dia de Portugal, com a participação do Presidente da República e do primeiro-ministro, decorrem este ano entre Ponta Delgada, nos Açores, Boston e Providence, nos Estados Unidos.

Pub