Atletas lagoenses com bons resultados no Açores Challenge de Patinagem Artística 2019

O 8.º Açores Challenge de Patinagem Artística, organizado pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz, atual campeão regional e vencedor da Taça Açores, que teve lugar, no passado fim de semana, de 4 e 5 de maio, no pavilhão da Escola Secundária de Lagoa, contou com a participação de 72 atletas no total.

Tratou-se de um torneio aberto à participação de todos os atletas de patinagem artística, a nível regional, nacional e internacional.

No primeiro dia do torneio, competiram os escalões de benjamins, infantis e iniciados. No domingo, dia 5, a prova foi destinada aos escalões cadetes, juvenis, juniores e seniores. À semelhança das edições anteriores, o torneio teve como objetivo aumentar o ritmo competitivo entre os atletas e prepará-los para as provas oficiais regionais e nacionais.

Deslocaram-se para esta edição do torneio duas equipas nacionais, o Clube Desportivo Torres Novas da Associação Patinagem do Ribatejo, com quatro atletas, e o Clube Galp Energia da Associação Patinagem de Setúbal, com um atleta.

Em representação da Associação Patinagem de São Miguel, além do clube anfitrião, Clube Patinagem Santa Cruz – Lagoa, com 30 atletas, participaram o Clube Patinagem São Vicente Ferreira (CPSVF) , com 10 atletas, a Academia de Patinagem Artística dos Açores (APAA), com 13 atletas, a Escola de Patinagem de Ponta Delgada (EPPD), com 4 atletas, o Clube de Patinagem Ribeiragrandense (CPR), com 6 atletas, e o Clube de Patinagem da Vila de Capelas (CPVC), com 4 atletas.

Mariana Sousa do Clube de Patinagem de Santa Cruz (CPSC) foi a vencedora do escalão de seniores femininos. Ruben Pimenta, também do CPSC, foi o atleta que venceu nos juniores masculinos. No escalão de juvenis masculinos, em primeiro ficou Gonçalo Pereira (CPSC) e em segundo Maurício Lopes, do Clube de Patinagem Ribeiragrandense. No feminino, Catarina Farias, do Clube de Patinagem da Vila de Capelas, alcançou o lugar mais alto do pódio, seguida de Beatriz Botelho (APAA), Cecília Medeiros (CPSC), Nicole Silva (CPVC) e Érica Mota (CPR).

No escalão de cadetes, Gonçalo Oliveira (APAA) venceu no masculino e Beatriz Ferreira (CPSC) no feminino. No 2º lugar ficou Carolina Sousa (CPSC) e em 3º Leonor Amaro (APAA). Em iniciados, Miguel Rebelo (APAA) venceu no masculino e Rita Silva (CPSC) no feminino. Carlota Resendes e Beatriz Costa, atletas do Clube de Patinagem de Santa Cruz também, ocuparam o 2º e 3º lugares do pódio.

Quanto aos infantis, Mariana Vieira (CPSC) foi medalha de ouro, seguida de Lara Botelho (CPSVF) e Teresa Cabido (EPPD). Rafael Costa (CPSC) foi o vencedor dos benjamins masculinos. Nos benjamins femininos, venceu Simone Serpa (APAA), seguida de Raquel Vultão (CPR)e Rita Rodrigues (CPSC).

De referir que uma novidade de 2019 foi o facto do Azores Challenge 2019 ter sido o primeiro torneio, nos Açores, a ser avaliado com o novo sistema de ajuizamento Rollart da Worl Skate, contando com a colaboração do membro do Comité de Patinagem Artística da Federação de Patinagem de Portugal, Pedro Luzio, da juíza internacional Helga Marques e dos juízes da Associação de Patinagem de São Miguel.

O Clube de Patinagem de Santa Cruz, entidade organizadora do torneio, contou com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Santa Cruz neste evento.