Associação Patinagem São Miguel celebra esta terça feira 66 anos “sobre rodas”

Em 1947 iniciava-se na ilha a prática de hóquei em patins em São Miguel.

Sr. António Machado, o Dr. Alexandre Rodrigues, bem como Lopes da Silva, Manuel Simões, José Manuel Raposo, Filipe da Cunha, Eduardo Gamboa, João Eusébio Franco, entre outros dão início à modalidade.

“Jogava-se com tacos de hóquei em campo e com bolas de madeira.”

A Associação de Patinagem de Ponta Delgada foi fundada a 31 de Março de 1954, na cidade de Ponta Delgada e logo filiada na Federação de Patinagem de Portugal.

Promover, regulamentar e dirigir ao nível local, Regional a prática das modalidades de Hóquei em Patins, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade e agora o Skate constituem as competências desta Associação, que sendo uma das catorze Associações de todo o País que, sob orientação da Federação Patinagem de Portugal, são responsáveis pelo desenvolvimento das modalidades da Patinagem.

A fazer 66 anos de atividade, a nossa Instituição tem desenvolvido uma ação de reconhecimento no espaço geográfico da sua competência nomeadamente na Ilha de São Miguel, com vasto historial em termos de realização de eventos desportivos tais como a Super Taça de Hóquei em Patins Seniores, a Taça Latina de Hóquei em Patins Sub24, em onze anos consecutivo o Torneio Cidade de Ponta Delgada com algumas presenças de equipas de renome Internacional e os diversos Clubes do Açores, a Taça Açores de Juvenis de Hóquei em Patins, e recentemente no ano de 2015 a realização da primeira prova nacional de Patinagem artística a Taça de Portugal e em 2016 o 40º Torneio Inter-Regiões de Hóquei em Patins sub 15 e mais recente em 2018 e como expoente Máximo a Organização do Campeonato de Europa de Patinagem Artística.

O Estádio Margarida Cabral foi o palco, lotado, de grandes noites de partidas de “Oquei”, que era uma das modalidades mais fortes da ilha de São Miguel, nas décadas de 50 e 60.

O Clube União Sportiva foi a equipa vencedora do 1º campeonato de hóquei em patins de São Miguel, sendo que outros clubes também marcaram presença na Historia desta Associação, Liceu Ponta Delgada, Clube União Micaelense, Clube Desportivo Santa Clara, Marítimo Sport Clube, Micaelense F.C, Ginásio Clube da Ribeira Grande, Grupo Desportivo Casa de Povo da Ribeira Grande, Grupo Desportivo São Roque, Clube de Patinagem Santa Cruz, Hóquei Clube de PDL, Caldeiras Hóquei Clube e Clube de Patinagem de São Vicente Ferreira.

Judite Gomes anos 60

Inicia-se a modalidade de patinagem artística na década de 60, Visitas constantes da treinadora lisboeta Judie Gomes, durante cerca de 20 anos, onde formou atletas de patinagem artística e patinadores para as restantes modalidades.

Na década de 80, Filipe Viegas participa no primeiro estágio de patinagem artística para patinadores e técnicos, leccionado por Judite Gomes.

Convidado a dar treinos e no final da década de 80 implementa-se num clube, com antigos atletas e com uma nova geração, hoje treinadores, sendo o Primeiro Campeonato Regional realizado no ano de 1998.
.
Os nossos Clubes têm vindo a participar nos Campeonatos, Regionais, Nacionais e internacionais nas Diversas Disciplinas ao longo de Vários anos com com várias subidas;

Hóquei em Patins

• II Divisão Nacional Seniores – C. U. Micaelense, C. D. Santa Clara, Marítimo SC, Hóquei Clube de PDL
• III Divisão Nacional Seniores – CU Micaelense, Marítimo SC, Hóquei Clube PDL
• Campeonato N. Juvenis – C. U. Micaelense, CD Santa Clara
• Campeonato N. Juniores – Hóquei Clube de PDL

Patinagem Artística

Vários foram os clubes que marcaram presença na história da Patinagem Artística, a saber; Clube de Patinagem de Santa Cruz, Escola de Patinagem de Ponta Delgada, Clube de Patinagem de São Vicente Ferreira, Clube Patinagem Artística Pico Pedra, Clube de Patinagem da Vila de Capelas, Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, Clube de Patinagem São Pedro, Clube Desportivo Escolar do Ginetes, Academia de Patinagem Artística dos Açores, Grupo Desportivo São Roque, Grupo Desportivo Casa de Povo da Ribeira Grande, Clube Patinagem Ribeiragrandense e Ateneu Patinagem Artística Micaelense.

Em vários escalões a Patinagem Artística tem atingido excelentes resultados a Nível Nacional e Internacional ;

Muitos já foram os atletas que representaram os Açores nos Campeonatos Nacionais de Patinagem Artística em todos os escalões etários, destacando-se a primeira medalha Nacional em 1998/1999 e 1999/2000 pelo Par Artístico, Dulce Sousa e José Raimundo que por duas vezes consecutivas foram Vice Campeões Nacionais.

A Primeira campeã nacional Patinagem Artística, Ana Soares do CPSC surge em 2008, muitos foram os atletas medalhados, vários pódios nacionais por Clubes e no currículo consta várias participações consecutivas na Taça de Portugal em Patinagem Artística, tendo em sete delas o Clube de Patinagem de Santa Cruz alcançado o pódio, ( 2º Lugar em 2012, 3º Classificados nos anos de 2006, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015.

Telmo Ferreira, com nove medalhas a Nível Nacional reforça o estatuto de atleta açoriano de patinagem livre com mais medalhas nacionais.

A nível Internacional a Patinagem Artística tem representado Portugal/ Açores com excelentes Resultados

• 4º Classificado na Taça da Europa 2009 (Ana Soares)
• 8ª Classificada no Campeonato da Europa 2009 (Ana Soares)
• 9ª Classificada no Campeonato da Europa 2010 (Ana Soares)
• 3ª Classificada na Taça da Europa 2010 (Ana Soares)
• 6ª Classificada na Taça da Europa 2011 (Cátia Rebelo)
• 8ª Classificada no Campeonato da Europa 2009 (Ana Soares)
• 14ª Classificada na Taça da Europa 2012 (Cátia Rebelo)
• 10ª Classificada no Campeonato da Europa 2013 (Cátia Rebelo)
• 9ª Classificada na Taça da Europa 2014 (Lia Raposo)
• 10º Classificado no Campeonato do Mundo 2017 (Daniel Moniz)
• 5ª Classificada no Campeonato da Europa 2018 (Daniel Moniz)
• 11º Classificado no Campeonato do Mundo 2018 (Daniel Moniz)
• 4ª Classificada na Taça da Europa 2018 (Gonçalo Pereira)

Instituição:

A nossa instituição não possui instalações próprias do seu património, salienta-se o excelente empréstimo de uma Sala no pavilhão Sidónio Serpa, por parte do Serviço de Desporto de São Miguel, do nosso património contamos com uma nova viatura de 9 lugares, alguns equipamentos Informáticos bem como alguns equipamentos Desportivos (Patins, Sticks, Fatos de Treinos, bolas)

Actualmente com 12 Clubes filiados e cerca de 624 atletas Federados esta Associação tem levado o nome dos Açores ao mais alto Nível, com vários títulos a Nível Regional, Nacional e Internacional.

O Presidente do Governo dos Açores atribuiu o Estatuto de Utilidade Pública à Associação de Patinagem de Ponta Delgada a 26 de Novembro de 2016.

A 4 de Dezembro 2017 decorreu na sede desta Associação, a Assembleia Geral Extraordinária que marcou uma nova viragem na história da Modalidade, com a Alteração do nome da Associação de Patinagem de Ponta Delgada para ” Associação de Patinagem de São Miguel”.

Para José Raimundo Presidente da Associação, “foi uma alteração que marcou a viragem na história da modalidade na ilha de São Miguel, por isso tivemos de trabalhar nesta processo com muito cuidado e de forma muito refletida, consultando os nossos Clubes, diversas personalidades e muitas pessoas antigas ligadas à modalidade.”

“Com está alteração da dominação do nome desta Associação adaptamos os novos tempos de forma a projetarmos e promovermos o crescimento da Modalidade nos diversos Concelhos de São Miguel, bem como continuar a trabalhar em prol de todos os nossos Clubes, conseguindo assim captar e abranger todos os Concelhos de igual forma. ”

“É muito importante perceber-se que a história desta Associação vai manter-se sempre viva, são muitos anos de muitos sacrifícios de diversos Atletas, Treinadores e Dirigentes.