Associação de xadrez organiza torneio da juventude no Convento de Santo António

A Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores (AXRRA) vai organizar, no próximo sábado, 29 de junho, a 5ª jornada do Torneio da Juventude de São Miguel, no Convento de Santo António, Santa Cruz, Lagoa. Trata-se de uma prova de xadrez aberta a todos os jovens e adultos da ilha, cujo único requisito é saber os movimentos das peças de xadrez.

O torneio está organizado em cinco jornadas a realizar pela ilha de São Miguel, disputando-se em sistema suíço, com quatro sessões por cada jornada, num escalão único. As regras seguidas pelo organizador da prova são as regras oficiais da Federação Portuguesa de Xadrez para as competições de semi-rápidas. As inscrições são gratuitas, devendo ser enviadas para o email [email protected]

As primeiras duas jornadas deste torneio decorreram, em janeiro e fevereiro, na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada. A 3ª jornada realizou-se na Escola Secundária da Ribeira Grande, no mês de março, e a 4ª jornada, no Salão Polivalente de Ponta Garça, em maio. A 5ª e última jornada do torneio tem lugar na cidade de Lagoa, no Convento de Santo António.

O torneio de xadrez começa pelas 14H30, dividindo-se por quatro sessões, com pausa para lanche, e terminando com a cerimónia de entrega de prémios. Os troféus serão atribuídos ao pódio absoluto, pódio feminino e pódio de cada escalão, incluindo sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-16«8, sub-20 e seniores) e haverá medalhas para todos os participantes presentes na jornada final.