Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove em dezembro exposições e espetáculos de música e teatro

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove em dezembro a realização de exposições, uma peça de teatro, uma residência artística, ‘open days’, um concerto e a atividade especial de Natal do Serviço Educativo.

Durante este mês podem ser visitadas duas exposições no Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, nomeadamente o 2.º Ciclo Expositivo do “Geometria Sónica”, que apresenta os projetos artísticos das duplas Miguel Leal/Pedro Tudela e Mike Cooter/Tomás Cunha Ferreira, desenvolvidos em Residência Artística, e uma nova seleção de vídeos do Arquivo Audiovisual da RTP, que remetem para o universo açoriano.

Encontra-se também patente, até 3 de fevereiro, a exposição individual de Idaira del Castillo, denominada “Azores. São Miguel.”, resultado final da Residência Artística que esta artista realizou no Arquipélago.

No espaço das Residências Artísticas, mantém-se o projeto “Landmark”, do arquiteto Joaquim Morais Oliveira, resultado da Residência Artística promovida pela Direção Regional da Cultura denominada “O Património como fonte de inspiração”, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural.

Entre 9 e 22 de dezembro, o Arquipélago recebe Jonathan Uliel Saldanha, último artista em residência no âmbito do “Geometria Sónica”.

Este artista, que faz dupla com Francisco Queimadela e Mariana Caló, integra, conjuntamente com Ricardo Jacinto e Pedro Tropa, o 3.º Ciclo Expositivo do “Geometria Sónica”, que será inaugurado a 26 de janeiro.

Em dezembro, a Blackbox do Arquipélago acolhe três eventos, o primeiro dos quais no dia 8, às 21h30, é a peça de teatro “Electra”, da Companhia do Chapitô, no âmbito do POP – Encontro de Artes e Ofícios do Espetáculo.

A 14 de dezembro, às 19h00, acolhe o Open Day com o artista Pedro Vaz, no âmbito da sua Residência Criativa no Pico do Refúgio, e, a 28 de dezembro, pelas 21h30, Elliot Sheedy apresenta o álbum “Cowboy Microwave Music”, no piano e voz, acompanhado por Luís Senra, no saxofone, e FLiP, na ‘drum machine’ ao vivo.

O Serviço Educativo promove, entre 18 e 21 de dezembro, a atividade denominada “Presentes de Natal”, para crianças entre os 6 e os 10 anos.

As inscrições para estas atividades já se encontram abertas.

Continuam ainda disponíveis, por marcação, as visitas-oficina “Recriar Peças”, para crianças dos 2 aos 6 anos, “Trabalhar Influências”, para crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, e “Ambientes Sonoros”, para maiores de 12 anos.

As inscrições para estas e outras atividades do Serviço Educativo devem ser feitas através do formulário disponível no sítio do Arquipélago na Internet, do email acacinfo@azores.gov.pt ou do telefone 296 470 130.

Encontra-se também disponível para consulta na Internet o caderno-agenda de atividades do Serviço Educativo para 2018/2019.

Por outro lado, o projeto expositivo de itinerância da coleção Arquipélago, “Prazer do Espírito e do Olhar”, está patente até 18 de dezembro no Museu de Santa Maria, no Polo de Vila do Porto.