Apresentação de ideias para o Orçamento Participativo dos Açores de 2019 decorre até ao final de abril

Seja o primeiro a partilhar esta notícia

O prazo para a apresentação de ideias para o Orçamento Participativo (OP) dos Açores de 2019 termina no final de abril.

Este ano, o OP Açores 2019 dispõe de um milhão de euros para execução de projetos resultantes das ideias propostas e posteriormente escolhidas pelos cidadãos, através do voto.

Podem ser apresentadas ideias de investimento público a executar em cada uma das nove ilhas dos Açores ou ideias de âmbito regional, ou seja, neste último caso, em, pelo menos, duas ilhas e de forma equitativa.

As propostas podem ser feitas por cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes nos Açores, a partir dos 14 anos de idade.

Neste âmbito, já decorreram 34 dos 38 encontros participativos, dois em cada um dos 19 concelhos dos Açores, com a presença e participação de mais de 1.500 cidadãos, tendo sido apresentadas presencialmente 353 ideias.

Nestes encontros, é possível também obter todos os esclarecimentos sobre o modo de funcionamento do OP.

Depois de se realizarem em oito ilhas açorianas, num total de 17 concelhos, a ilha Terceira vai acolher os últimos quatro encontros participativos, dois dos quais se realizam, a 23 de abril, na Praia da Vitória, e os restantes dois, a 29 e 30 de abril, em Angra do Heroísmo.

Desde 22 de fevereiro é também possível submeter online as ideias, através do endereço eletrónico https://op.azores.gov.pt, tendo sido já recebidas 44 antepropostas, de cerca de 60 cidadãos proponentes e coproponentes.

Um mês e meio após o arranque do OP Açores 2019 já foram apresentadas 397 ideias, sendo 311 de âmbito ‘ilha’ e 86 de âmbito ‘regional’, o que significa que, a um mês do fecho da fase de apresentação de ideias, já foi ultrapassada a meta de antepropostas do OP Açores 2018 em mais de 70 ideias, tendo sido apresentadas no ano passado 324 ideias.

Por área temática, foram até agora apresentadas 207 ideias para a juventude, 66 para o turismo, 45 para a cultura, 43 para a inclusão social e 36 para o ambiente.

O Governo dos Açores apela à participação no OP, como forma de contribuir para o desenvolvimento da Região.

Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrónico www.op.azores.gov.pt, nas redes sociais ou pelo telefone 800 500 501, a linha verde de apoio ao cidadão do Governo Regional.