O Santa Clara empatou hoje na Madeira 0-0 com o Marítimo, num jogo equilibrado, mas sem grandes oportunidades de golo, com a equipa dos Açores a manter a liderança da II Liga de futebol, com 60 pontos.

Por sua vez, os ‘verde-rubros’ ficam mais longe do objetivo de subir de divisão e continuam na quarta posição, agora com 51 pontos, a cinco do rival insular Nacional, que é terceiro e ocupa lugar de play-off de subida.

A jogar fora de portas, o Santa Clara não se intimidou com o ambiente adverso e logo aos cinco minutos esteve perto de marcar, mas o remate de Bruno Almeida acabou defendido por Samu Silva, que substituiu o lesionado Amir.

O Marítimo demorou a entrar no jogo e só conseguiu responder por via de René Santos, já depois do primeiro quarto de hora, com um ‘disparo’ de meia distância que não acertou no alvo.

Apesar do início animado, com alta intensidade e ritmo elevado, a primeira parte chegou ao fim sem oportunidades claras de golo, mas com os maritimistas ligeiramente por cima, sobretudo na posse de bola.

A abrir o segundo tempo, os madeirenses dispuseram de uma clara ocasião, aos 48 minutos, com Euller a causar o pânico na pequena área dos açorianos, mas a definição da jogada não foi a melhor.

Depois disto, a partida entrou numa toada morna, com escassez de chegadas à baliza, sendo que ambos os conjuntos pareciam mais apostados em não perder.

Depois de algumas mudanças operadas por Vasco Matos, o Santa Clara cresceu e beneficiou de uma dupla situação, primeiro, aos 71 minutos, Ricardinho rematou para defesa segura de Samu Silva e, depois, no minuto seguinte, Vinicius Lopes atirou à barra, no lance mais perigoso do encontro.

Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – Santa Clara: 0-0.

Equipas:

– Marítimo: Samu Silva, Tomás Domingos (João Tavares, 89), Rodrigo Borges, Júnior Almeida, Fábio China, René Santos (Diogo Mendes, 77), Bernardo Gomes (Zainadine Júnior, 89), Euller Silva (Preslav Borukov, 77), Bruno Xadas (Francisco Gomes, 90+1), Lucas Silva e Higor Platiny.

(Suplentes: Pedro Teixeira, Zainadine Júnior, Dylan Collard, Diogo Mendes, Francisco França, João Tavares, Francisco Gomes, Edgar Costa e Preslav Borukov).

Treinador: Fábio Pereira.

– Santa Clara: Gabriel Batista, Rafael Sousa, Luís Rocha, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano Firmino, Paulo Henrique (MT, 67), Ricardinho, Bruno Almeida (Klismahn, 79), Vinicíus Lopes (Rafael Martins, 89) e Safira (Gabriel Silva, 67)

(Suplentes: Marcos Diaz, Diogo Calila, Sema Velazquez, Jaír Semedo, MT, Klismahn, Andrézinho, Gabriel Silva e Rafael Martins.

Treinador: Vasco Matos.

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para René Santos (52), Rodrigo Borges (72), Tomás Domingos (78), Júnior Almeida (84), Rafael Sousa (87) e Rafael Martins (90+3)

Assistência: 8.356 espetadores.

PUB