Pub

No decorrer de uma ação de campanha realizada esta terça-feira na Freguesia de Santa Clara, o candidato a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo Partido Socialista, realçou o apoio do PS, desde a primeira hora, à candidatura de cidadãos – Santa Clara Vida Nova – à Junta de Freguesia de Santa Clara.

Segundo André Viveiros “este movimento de cidadãos não só mereceu, como merece, o nosso apoio e isto não apenas pelo que já fizeram por Santa Clara, como sobretudo por aquilo que se propõem fazer”.

“Comigo como Presidente de Câmara, a Junta de Freguesia liderada pelo Movimento Santa Clara Vida Nova, terá na Câmara Municipal de Ponta Delgada um verdadeiro parceiro na concretização dos projetos a que se propõe”, afirmou o candidato Socialista.

Destacando ser Santa Clara uma freguesia com grande tradição na prática desportiva no Concelho, André Viveiros sublinhou o papel do poder local no desporto, que assenta em três grandes áreas de desenvolvimento: o desporto como veículo de promoção da saúde; a promoção da literacia motora; e o desporto federado, considerando, nesse sentido, ser a atividade desportiva “essencial para promover uma melhor qualidade de vida dos munícipes de Ponta Delgada, para tal urge disponibilizar um conjunto variado de instalações e equipamentos”, referiu.

Pub

O Socialista defendeu ser necessário assegurar, nomeadamente para a população adulta, a existência de espaços de prática de atividade física desportiva, através da construção de ciclovias e espaços pedonais de qualidade, de estações de atividade física, da reabilitação de espaços de recreio e lazer (polidesportivos). Para as crianças é fundamental assegurar condições para um desenvolvimento motor consentâneo com as suas fases de maturação nomeadamente através da criação de espaços de destreza e coordenação motora e do apoio às escolas do 1º ciclo para promoveram atividades desportivas extracurricular.  Mas também é igualmente fundamental olharmos para os jovens adolescente e adultos que praticam desporto federado, onde as principais necessidades situam-se ao nível das instalações desportivas (principalmente as cobertas) e apoio logístico à atividade nomeadamente ao nível do transporte e apoio administrativo.

Nesse sentido, André Viveiros comprometeu-se em apoiar a Junta de Freguesia de Santa Clara na concretização do projeto de requalificação/construção de zona desportiva e ligação da rua da carreira do tiro á segunda rua de Santa Clara.

A zona desportiva inclui um conjunto variado de instalações e equipamentos destinado aos diversos sectores da população da freguesia em particular e do concelho de uma forma geral.

Assim, este novo espaço será composto por um polidesportivo (de relva sintética multidesportos): um pavilhão desportivo (para as modalidades que necessitam de instalações cobertas para o desenvolvimento de atividades de treino e competição); espaço de destreza coordenação motora para as crianças (promoção da literacia motora); estações de atividade física de ar livre (desenvolvimento das componentes cardiovascular e musculoesqueleticas) e por último uma Rak (destinado aos jovens que se dedicam aos exercícios de calistenia).

Já em relação à ligação da rua da Carreira de Tiro à 2ª Rua de Santa Clara trata-se de uma importante ligação para melhorar a circulação na freguesia, que irá beneficiar todos os que por ali habitam e circulam.

Para André Viveiros “este será um projeto a concretizar nos próximos quatro anos, numa franca cooperação com a Junta de Freguesia, na linha de uma nova geração de políticas de proximidade e de cooperação que queremos implementar com as 24 Juntas de Freguesia do nosso concelho, independentemente da sua cor partidária”.

Pub