Amigos do Nordeste de New Bedford doam 14 mil dólares para causas sociais do concelho do Nordeste

O representante da organização Amigos do Nordeste, Tony Soares, de New Bedford, esteve esta semana (13 de janeiro) na Câmara Municipal do Nordeste para fazer mais um donativo proveniente do convívio de naturais do Nordeste realizado em agosto de 2019 nos Estados Unidos.

Este ano, os Amigos do Nordeste doaram 14 mil dólares (americanos) ao concelho para causas sociais, sobretudo para idosos mais carenciados e para crianças e jovens com deficiência.

A Associação Amizade 2000, que apoia pessoas com deficiência, com sede na Lomba da Fazenda, recebeu 7 mil dólares, sendo uma instituição habitualmente acarinhada pelos Amigos do Nordeste. A Santa Casa da Misericórdia de Nordeste foi outra entidade agraciada, no valor 2 mil dólares e com o propósito de aquisição de um equipamento de saúde importante ao bem-estar dos idosos do lar.

Para apoio a outros idosos, crianças e jovens carenciados, a organização dos Estados Unidos entregou ainda 5 mil dólares, que serão, como habitualmente, coordenados por uma comissão local escolhida pela organização e que servirá idosos, jovens e crianças desde a Pedreira à Salga.

Do convívio realizado em 2019, foram ainda destinados 2 mil dólares para a “Sala dos Amigos do Nordeste” instalada na Escola Portuguesa de New Bedford, como impulso à atividade cultural promotora da comunidade nordestense e portuguesa que é ali desenvolvida.

O representante dos Amigos do Nordeste, Tony Soares, referiu-se, na entrega dos donativos às entidades do concelho (Amizade 2000, Santa Casa e comissão local) à enorme satisfação com que aquela organização dos Estados Unidos apoia as pessoas mais carenciadas do seu concelho, acrescentado que o apoio é fruto de uma comissão empenhada e de muitos voluntários que ano após ano se associam a esta causa social através de um convívio que reúne centenas de nordestenses, de familiares e de amigos do Nordeste.

O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, que tem participado nestes convívios da comunidade nordestenses dos Estados Unidos, assim como do Canadá, enalteceu o trabalho e o espírito de comunidade e de voluntariado que estes convívios envolvem, tendo presenciado a mesma dedicação em todos os encontros em que participou.

António Miguel Soares deixou ainda um agradecimento comovido à organização ali representada por Tony Soares e a todos os voluntários que têm apoiado esta causa em prol dos nordestenses.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste, José Carlos Carreiro, e o presidente da Associação Amizade 2000, António Machado, deixaram igualmente um agradecimento especial pelo bem que os Amigos do Nordeste proporcionaram às valências que presidem e sobretudo aos utentes que estas servem.

A organização Amigos do Nordeste é igualmente conhecida por comissão organizadora do Encontro de Nordestenses dos Estados Unidos que se realiza há vários anos.

A acompanhar o representante da organização dos Estados Unidos na entrega dos donativos nos Paços do Concelho estiveram presentes alguns amigos da diáspora que se encontram por cá, incluindo Francisco Borges, do Canadá.