PUB

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu às cerimónias do 187º aniversário da freguesia do Pico da Pedra, que se assinalou no passado dia 16 de junho.

Durante a cerimónia solene, que se realizou no salão da junta do Pico da Pedra, o autarca manifestou as preocupações que tem recebido dos presidentes de junta do concelho.

“Numa altura em que se fala de descentralização de competências nas autarquias locais, principalmente no continente, por cá, nos Açores, pouco ou nada se tem dito sobre essa matéria. É hora de se encontrar novas soluções de financiamento para o poder local, em particular para as juntas de freguesia, sob pena de se perder os relevantes serviços que têm feito em prol das suas populações” disse Alexandre Gaudêncio.

PUB

Durante a sua intervenção, o presidente da autarquia referiu ainda que uma das soluções poderá passar pela possibilidade das juntas de freguesia poderem se candidatar ao novo quadro comunitário de apoio, bem como haver maior abertura do Governo Regional para contratos de delegações de competências nas juntas e nas Câmara Municipais.

“Todos sabemos que o dinheiro público gerido por uma junta ou por uma Câmara Municipal é sempre melhor investido, porque permite maior celeridade nos trâmites legais, e também porque permite gerar economia local. É por isso relevante que o XIII Governo Regional olhe com mais afinco para essa matéria” disse Gaudêncio.

Presente na cerimónia esteve o diretor regional da cooperação com o poder local, Octávio Torres, que durante a sua intervenção mencionou que o atual Governo Regional está já a trabalhar num novo regime de cooperação com o poder local, indo ao encontro das preocupações manifestadas.

Fábio Bernardo, presidente da junta de freguesia do Pico da Pedra, na sua alocução solicitou a intervenção da Câmara Municipal e do Governo Regional em diversos projetos que a freguesia pretende concretizar, como um novo espaço verde no caminho das Giestas, a ampliação e uma nova zona de estacionamento no cemitério, a requalificação de vias públicas e o aumento de zonas de estacionamento na freguesia.
As reivindicações foram prontamente assumidas por Alexandre Gaudêncio, que referiu que a Câmara Municipal prevê, no atual orçamento de 2022, arrancar com algumas das obras mencionadas.

Na cerimónia, a junta de freguesia homenageou a Cooperativa de Consumo do Pico da Pedra e antes, inaugurou a placa toponímica “José Cabral Dias” homenageando também uma personalidade que se dedicou de corpo e alma à freguesia, tendo sido um exemplo de empresário, empreendedor e dedicado às causas sociais.

Pub