Alexandre Gaudêncio elogia voluntariado a favor dos que mais precisam

O presidente do PSD/Açores elogiou o voluntariado a favor das pessoas “que mais precisam”, tendo considerado de inteira justiça que a sociedade “reconheça o mérito” do trabalho de muitos voluntários e instituições que “agem maioritariamente onde o governo falha”.

“É inteiramente justo reconhecer o trabalho que muitos voluntários fazem em prol daqueles que mais precisam”, afirmou Alexandre Gaudêncio, à margem de uma visita ao projeto de inclusão social “Casa dos Manaias”, em Ponta Delgada.

O líder dos social-democratas açorianos destacou o “mérito” dos voluntários que colaboram na “Casa dos Manaias”, um projeto de intervenção social junto da população em risco ou sem abrigo do centro histórico da cidade de Ponta Delgada.

A “Casa dos Manaias” possui atividades ocupacionais de carpintaria, trabalhos manuais, pintura, costura, culinária, informática e música, proporcionando também apoio clínico, psicológico e social regular aos utentes.

Alexandre Gaudêncio acrescentou que a pobreza continua a ser um problema grave nos Açores, sendo prova disso o facto do risco de pobreza atingir 31,5% da população açoriana, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística.

“As coisas na Região não são um mar de rosas. Os números apontam que cerca de um terço da população dos Açores vive abaixo do limiar da pobreza”, concluiu.