Pub

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença hoje, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, como um dos convidados do projeto “Voz do Mar”, promovido pela turma Profij do 12ºano de escolaridade.

Na ocasião, o autarca falou acerca da estratégia que a Ribeira Grande tem vindo a adotar, desde que tomou posse em 2013, tendo destacado a aposta no Surf como uma mais valia que tem trazido diversos novos investimentos para o concelho.

“O nosso plano estratégico apontou para uma definição muito clara das mais-valias que a Ribeira Grande tem e qual deveria ser a nossa aposta. As atividades ligadas à natureza, onde se inclui o desporto de ondas, saltaram à vista e desde então temos apostado fortemente nessas áreas”, disse Alexandre Gaudêncio durante o encontro.

A autarquia da Ribeira Grande tem, desde 2019, vindo a apostar fortemente na marca “Ribeira Grande Capital do Surf”, a qual tem sido muito bem recebida pela comunidade local.

“Hoje, a Ribeira Grande é cada vez mais conhecida fruto da nossa visão, e isso também tem trazido mais pessoas à nossa terra, deixando mais valias para a economia local. Os novos investimentos privados também têm acompanhado essa nossa tendência, onde muitos dos novos projetos de turismo adotam a nossa marca para atrair turistas”, referiu o presidente.

Ainda, Alexandre Gaudêncio deu nota de que, no presente, a autarquia está já a desenvolver novos projetos, nos quais a preservação ambiental e a sustentabilidade do destino são preocupações primordiais.

Exemplo desses projetos são as parceiras criadas, recentemente, com o projeto” Save the Waves”, entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Associação de Surf da Terceira, que também agrega parcerias locais, tais como a Associação dos Açores de Surf e Bodyboard.

Este projeto pretende preservar as zonas de surf através do desenvolvimento de campanhas de sensibilização, junto da população local, para a limpeza e preservação dos locais costeiros, pretendendo assim tornar a Ribeira Grande uma Reserva Mundial de Surf.

Pub