Pub

Está concluída a operação de testagem aos habitantes da vila de Rabo de Peixe para despiste do novo coronavírus. A ação iniciou-se na sexta-feira e terminou na noite deste domingo, permitindo testar cerca de 7 mil pessoas, identificando-se no imediato 119 casos positivos de infeção.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhou a operação no terreno ao longo dos três dias e fez um balanço “muito positivo” da ação concertada que juntou várias instituições coordenadas pela Autoridade de Saúde e que envolveu cerca de 400 pessoas.

«Numa vila com cerca de 9600 habitantes é de louvar que se tenha conseguido testar cerca de 7 mil pessoas. A população mobilizou-se e mostrou ao país o sentido de responsabilidade que tem e que, por vezes, não lhe é devidamente reconhecido. Mas nós tínhamos a convicção que a população iria dar uma resposta à altura do desafio que tinha pela frente», disse Alexandre Gaudêncio.

O autarca deixou, por isso, uma «palavra de agradecimento aos habitantes da vila pela forma responsável como aderiram à operação», estendendo os elogios aos profissionais e voluntários que estiveram no terreno. «O sucesso desta operação é indissociável do profissionalismo, empenho e dedicação de todos. E, neste particular, não posso deixar de enaltecer o comprometimento revelado por todos eles.»

Alexandre Gaudêncio ressalvou, contudo, que «o fim da operação de testagem massiva não significa um levantar da guarda». O edil voltou a apelar às pessoas para que «cumpram com as recomendações da Autoridade de Saúde ao nível da lavagem e desinfeção das mãos, respeitar a etiqueta respiratória e manter o distanciamento social», acrescentou.

Um sinal de que a luta contra o vírus não termina aqui é a instalação na vila de Rabo de Peixe de um ponto fixo para continuar a realizar testes nos próximos dias, principalmente aos familiares e contatos próximos das pessoas que acusaram positivo nos testes realizados ao longo do fim-de-semana.

A Câmara da Ribeira Grande agradece o apoio prestado pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, Escola Profissional da Ribeira Grande, PSP, Bombeiros da Ribeira Grande, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Junta de Freguesia da Conceição, Câmara de Ponta Delgada, voluntários e Azor Hotel.

Pub