Agricultores dos Açores candidataram projetos para armazenamento de água nas explorações no valor de 1,3 ME, revela João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que foram rececionados 48 projetos no âmbito do aviso do PRORURAL+ destinado a investimentos nas explorações agrícolas direcionados para o aproveitamento e armazenamento de água, no valor de 1,3 milhões de euros de investimento, a que corresponde uma despesa pública de cerca de um milhão de euros.

João Ponte manifestou satisfação com a adesão dos agricultores açorianos, que reconhecem, deste modo, a importância de terem água nas explorações para melhorarem as condições de trabalho e a competitividade.

“Trata-se de um investimento estratégico, que permitirá reduzir custos de produção e melhorar a eficiência da gestão dos recursos hídricos entre os agricultores”, disse João Ponte, acrescentando este aviso se insere na política de precaver e minimizar eventuais efeitos das alterações climáticas no setor agrícola dos Açores.

Em concreto, os projetos candidatados visam a instalação de reservatórios e lagoas artificiais para armazenamento de 30 milhões de litros de água nas explorações agrícolas, tanto de bovinicultura de carne e de leite, como de horticultura e de fruticultura.

A dotação disponível para este aviso do PRORURAL+ foi de 1,5 milhões de euros e irá permitir reforçar a atual capacidade de 50 milhões de litros de armazenamento de água nas explorações agrícolas.