Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

Alguns bens alimentares já se encontram em carência nas prateleiras das superfícies comerciais da ilha das Flores devido ao adiamento da chegada do navio de transporte de mercadorias que quinzenalmente reabastece esta ilha de produtos de primeira necessidade.

A Representação Parlamentar do PCP através de Requerimento que o deputado João Paulo Corvelo deu entrada na Assembleia Regional manifestou o seu alerta para a presente situação que comerciantes florentinos afirmam ser já repetida de anos anteriores em igual época.

Devido ao afastamento geográfico da ilha das Flores, o transporte marítimo de mercadorias assume particular relevância, sendo de essencial importância assegurar a sua regularidade e plena assiduidade, assim podendo ser garantido o abastecimento de produtos de primeira necessidade às populações.

Navio Monte Brasil

Normalmente tal acontece com a chegada de um navio à ilha das Flores quinzenalmente à quarta-feira ou o mais tardar na quinta-feira, semana sim semana não.

Tendo o navio Insular realizado a sua viagem regular no passado dia 13 de Dezembro, os comerciantes da ilha das Flores esperavam que o navio Monte Brasil aportasse aquela ilha ocidental ontem dia 27 de Dezembro.

Tal não aconteceu, estando agendada a chegada desse navio somente para este sábado (dia 30), devendo nesse mesmo dia ser descarregadas apenas as mercadorias congeladas e perecíveis. Alegadamente este adiamento da chegada do navio Monte Brasil à ilha das Flores deveu-se a previsões de mar alteroso estimadas para estas quarta e quinta-feiras, no entanto o Porto comercial das Lajes das Flores esteve aberto à navegação nestes mesmos dias.

A Representação Parlamentar do PCP considera de especial importância o facto que toda a mercadoria não congelada nem perecível (vulgo, carga seca) só poderá ser transportada pelos comerciantes florentinos na próxima terça-feira (dia 2 de Janeiro), pois a empresa pública regional Portos dos Açores não permite o seu transporte desde o cais do Porto comercial das Lajes das Flores no domingo por ser fim-de-semana e na segunda-feira por ser dia feriado.

Req RPPCP atraso navio mercadorias FLW
Pub