Adeptos de Xadrez participam em “Torneio da Juventude” na Lagoa

O Convento de Santo António, situado em Santa Cruz, concelho de Lagoa, recebeu, no passado sábado, a última e decisiva jornada do Torneio da Juventude de São Miguel, organizado pela Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa.

A prova contou com a participação de 35 jogadores de diferentes idades e diversos clubes da ilha de São Miguel. O grande vencedor do torneio foi o jogador Rui Guerra.

O torneio de xadrez teve lugar ao início da tarde de sábado, dividindo-se por quatro sessões, com pausa para lanche e terminando com a cerimónia de entrega de prémios, onde marcou presença o vereador da autarquia lagoense na área do desporto, Nelson Santos.

Os troféus atribuídos ao pódio absoluto foram, desta forma, em 1º lugar para Rui Guerra, com 19 pontos em 20 possíveis, em 2º João Rui Rego e em 3º Rodrigo Oliveira.

No pódio feminino, Daniela Oliveira classificou-se no primeiro lugar, Victoria Cymbron em segundo e Sofia Cymbron em terceiro.

No escalão de sub-8, venceu Tiago Antunes, seguido de Inês Amorim. Nos sub-10, venceu Sofia Cymbron, seguida de Vasco Silva e Dinis Caldeira.

Nos sub-12, Bernardo Gaspar ficou em 1º lugar, Francisco Torres em 2º e Victoria Cymbron em 3º. Nos sub-14, venceu Ricardo Torres, seguido de Vasco Amorim e Vasco Faria.

Nos sub-16, João Rego ganhou o torneio, Rodrigo Sousa ficou no segundo lugar do pódio e João Medeiros no terceiro lugar. Na categoria de sub-18, José Manuel Martins venceu o torneio, seguido de Mateus Machado e José Soares.

Finalmente, no grupo de idade sub-20, Rui Guerra foi o vencedor e Ruben Ferreira ficou em 2º. No final, foram entregues medalhas a todos os participantes presentes nesta jornada final do Torneio da Juventude.