Pub

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Matosinhos, que os Açores vão integrar a associação de direito privado para agilizar a instalação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Center, em parceria com o Governo da República.

Gui Menezes salientou que o “envolvimento” dos Açores nesta iniciativa, “enquanto Região Autónoma de um país seu fundador, resulta do empenho em garantir que a sede deste centro internacional de investigação assume a maior dimensão possível em termos de capacidade de fixação de recursos humanos altamente qualificados e de indústria associada às áreas de interesse do AIR Center”.

O Secretário Regional adiantou que esta associação de direito privado, sem fins lucrativos, vai ter a sua sede na Praia da Vitória, na Terceira, e terá a participação inicial do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, vocacionado para a gestão e financiamento na área da ciência.

“A criação desta associação é um passo determinante para a instalação do AIR Center”, sublinhou Gui Menezes, referindo que “irá coordenar e operacionalizar a captação de investimentos para projetos científicos de âmbito internacional”.

O Secretário Regional revelou ainda que a ilha Terceira vai acolher este ano a primeira reunião da Comissão Instaladora, definida na Declaração de Florianópolis em novembro de 2017 e assinada pelo Governo dos Açores.

Pub