“Quatro meses e 10 dias depois de 17 de outubro, a região volta a registar um dia sem casos positivos”, refere a entidade no seu comunicado emitido diariamente.

Hoje também já não existem doentes com covid-19 internados em qualquer um dos três hospitais da região, localizados nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Na quinta-feira, havia ainda um doente hospitalizado em Ponta Delgada (São Miguel).

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, foram realizadas nas últimas 24 horas 1.963 análises que “não revelaram qualquer resultado positivo” e “no mesmo período, três pessoas recuperaram da doença”.

As recuperações registaram-se na Matriz e em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), e ainda nas Lajes, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

“A Terceira entra hoje no mapa das ilhas sem covid-19, juntando-se a Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo”, refere a Autoridade de Saúde.

No arquipélago existem atualmente 894 pessoas em vigilância ativa e uma única cadeia de transmissão local, na ilha do Pico.

Assim, os Açores contam hoje com 56 casos positivos ativos, sendo 47 em São Miguel, oito no Pico e um no Faial.

Desde o início da pandemia já foram diagnosticados 3.839 casos positivos nos Açores, tendo recuperado da doença 3.649 pessoas e 29 morreram.

COVID19 26