Pub

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo realiza, a 28 de setembro, o III Fórum da Cartilha de Sustentabilidade, que terá lugar no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro.

Face à situação atual que se vive em todo o mundo, o formato deste evento será presencial, com limitação de lugares, mas também online, de forma a que chegue a todos os subscritores da Cartilha, em todas as ilhas, bem como a todos os agentes do setor do turismo e à população em geral.

Pub

A sessão terá início com uma introdução da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, sobre o tema “Açores, destino sustentável”.

Segue-se um painel sobre “Envolvimento dos Cidadãos para a Sustentabilidade do Turismo”, moderado pelo jornalista Paulo Simões e com as participações de Ana Silva, da Cresaçor, Tiago Botelho, da Picos de Aventura, Liliana Martinho, da Prolacto, Caroline Sprod, do Solar Branco, e Bernardo Brito e Abreu, do Pico do Refúgio.

Haverá também um momento para a apresentação da nova plataforma da Cartilha de Sustentabilidade, por Jorge Costa, do IPDT – Turismo e Consultoria, que se apresenta como uma ferramenta digital que facilita a monitorização do progresso dos compromissos de sustentabilidade das entidades subscritoras.

Outro dos momentos previstos passa pela partilha de compromissos e de boas práticas de subscritores da Cartilha de Sustentabilidade, entre os quais Violante Medeiros, da Phytosphera Azorica, Pedro Marques, do Grupo Marques, Carolina Brito, da AC Cymbron, e Nuno Borges, do Grupo Bensaúde.

Os interessados podem obter mais informações e consultar o programa do evento em https://sustainable.azores.gov.pt/eventos/?cid=my-calendar&mc_id=2.

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores conta atualmente com 126 entidades subscritores, e carateriza-se por ser um fórum dinâmico de debate e partilha de práticas sustentáveis, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização, e que visa apoiar a adoção dos princípios do Desenvolvimento Sustentável de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade açoriana.

O alinhamento de estratégias comuns entre as entidades privadas e públicas em prol do desenvolvimento sustentável é um caminho necessário para o reforço do posicionamento do destino Açores, mas também para a antecipação de tendências já visíveis nos novos consumidores e, portanto, para a capacidade de resiliência de todas as empresas regionais.

A Cartilha é operacionalizada em todo o arquipélago através de ações de sensibilização e angariação, workshops de capacitação e fóruns de progresso.

A subscrição pressupõe a identificação pelas entidades subscritoras de três compromissos anuais e respetivas métricas, alinhadas com os ODS.

Proximamente, em cada ilha, haverá um conjunto de iniciativas onde se apoiarão as entidades subscritoras neste processo, usando um enquadramento global para se pensar a realidade local, promovendo também a angariação de novos subscritores.

Programa Cartilha
Pub