PUB

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido às previsões de agitação marítima, vento e precipitação, que poderá ser forte, a partir de terça-feira.

Segundo o ‘site’ do IPMA, para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo relativo ao vento (direção de sul, rodando para sudoeste) vai estar em vigor entre as 03:00 e as 09:00 de terça-feira.

A partir das 15:00 de quarta-feira e até às 09:00 de quinta-feira, o aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo deve-se à previsão de agitação marítima (ondas de noroeste).

PUB

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo justifica-se pela “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, entre as 21:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo relativo à precipitação, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, para as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial), entre as 09:00 e as 21:00 de terça-feira.

Aquelas cinco ilhas vão estar ainda com alerta amarelo de agitação marítima (ondas de noroeste) entre as 00:00 e as 09:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Pub