De acordo com a fonte, no período em causa foram feitas 1.313 análises efetuadas nos laboratórios de referência na região e nos laboratórios privados com convenção com o Serviço Regional de Saúde.

Os 36 novos casos registados dividem-se entre São Miguel (26), Terceira (cinco) e Faial (cinco).

A maioria dos novos casos detetados resultam de cadeias de transmissão comunitária, que estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde, no sentido de tentar identificar e estagnar esses contágios.

O comunicado da Autoridade de Saúde Regional adianta também que, no decurso da reavaliação dos casos relacionados com a empresa Portos dos Açores, dos 86 casos testados, por meio de metodologia RT-PCR, no âmbito do Serviço Regional de Saúde, 27 foram negativos e 59 ainda aguardam resultado.

Nas últimas 24 horas verificaram-se também 59 casos recuperados, todos na ilha de São Miguel (40 na Ribeira Grande, 10 em Ponta Delgada, seis em Vila Franca do Campo, duas na Lagoa e uma na Povoação).

Estão atualmente nos Açores 25 pessoas internadas devido à covid-19, 24 no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, oito das quais na Unidade de Cuidados Intensivos, e uma nos Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira.

A região tem, nesta altura, 564 casos positivos ativos da doneça, sendo 522 em São Miguel, 32 na Terceira, dois no Pico, seis no Faial, um nas Flores e um no Corvo.

Foram detetados até hoje no arquipélago 3.402 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 23 óbitos e 2.715 recuperações.

SITUAÇÃO ATUAL NA REGIÃO

SÃO MIGUEL 26 NOVOS CASOS

  • 25 em contexto de transmissão comunitária;
  • 1 não residente com teste positivo ao sexto dia.

TERCEIRA 5 NOVOS CASOS POSITIVOS

  • 5 em contexto de transmissão comunitária.

FAIAL 5 NOVOS CASOS POSITIVOS

  • 5 relacionados com uma nova cadeia de transmissão.

No decurso da reavaliação dos casos relacionados com a empresa Portos dos Açores, na sequência da testagem da responsabilidade da mesma, reporta-se que dos 86 casos testados, por meio de metodologia RT-PCR, no âmbito do Serviço Regional de Saúde, 27 resultados foram negativos e 59 ainda aguardam resultado.

RECUPERAÇÕES 59

  • 59 em S. Miguel – 40 na Ribeira Grande, 10 em Ponta Delgada, seis em Vila Franca do Campo, duas na Lagoa e uma na Povoação.

INTERNAMENTOS 25

  • 24 em S. Miguel – Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (oito em UCI)
  • 1 na Terceira (em UCI) – Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

CADEIAS DE TRANSMISSÃO ATIVAS 2

  • 1 no Pico;
  • 1 no Faial
  • Extintas 195

Um caso positivo reportado ontem, com histórico de viagem ao exterior da Região, e análise positiva ao sexto dia, apresentou documentação comprovativa de anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo na Região.

Existem atualmente 564 casos positivos ativos na Região, sendo 522 em São Miguel, 32 na Terceira, dois no Pico, seis no Faial, um nas Flores e um no Corvo.

Foram detetados até hoje 3.402 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se 23 óbitos e 2.715 recuperações.