Pub

No seu boletim diário, a entidade adianta que nas últimas 24 horas foram detetados 19 casos positivos de covid-19 no arquipélago: um na ilha de Santa Maria, 11 em São Miguel, seis na Terceira e um nas Flores.

“Foram registadas 42 recuperações na região, das quais 40 na ilha de São Miguel, uma na ilha Terceira e uma na ilha do Faial, elevando o número total de casos recuperados para 436”, acrescenta o comunicado.

A Autoridade de Saúde açoriana dá conta ainda de que foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, tendo sido diagnosticado uma mulher, de 69 anos, “contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado”.

O arquipélago conta com 25 cadeias de transmissão ativas, sendo 18 na ilha de São Miguel, cinco na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, e uma na ilha de São Jorge.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 835 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Há atualmente 436 casos recuperados e 305 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 228 na ilha de São Miguel, 71 na ilha Terceira, dois na ilha de São Jorge, dois na ilha do Faial e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com covid-19, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.056 pessoas dos 268.721 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.