O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas manifestou hoje, em Viana do Castelo, “grande satisfação” pela realização do I Encontro Regional de Investidores da Diáspora em 2018 nos Açores.
Rui Bettencourt, que falava à margem do II Encontro de Investidores da Diáspora, reagindo ao anúncio feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na sessão de abertura do evento, salientou todo um trabalho de preparação que tem vindo a ser desenvolvido e destacou o “grande trabalho de concertação” que também houve com o Secretário de Estado das Comunidades e junto de alguns decisores da Diáspora.
“Não é por acaso que os Açores serão palco deste encontro”, afirmou o titular da pasta das Relações Externas, sublinhando desde logo que “os Açores têm uma Diáspora muito importante, nomeadamente nos seus investidores”.
Para Rui Bettencourt, a Diáspora dos Açores e toda a população açoriana no mundo é “um ativo”, frisando que “é nesta abordagem que vê este encontro de investidores” e referindo ainda que a Região tem “quatro vezes mais população fora dos Açores do que no arquipélago”.
Por outro lado, o governante salientou que uma outra razão para que este evento aconteça nos Açores é por terem “uma realidade muito interessante em termos de desenvolvimento económico”, exemplificando com o setor agrícola “pujante e com grande potencialidade”, as pescas, o vinho, a floricultura, o chá, a carne, as águas minerais e os produtos naturais, bem como o turismo e a economia do mar, que são “setores de investimento muito importantes e com margem de crescimento económico.
“Tudo isto conjugado com a nossa Diáspora e com os setores emergentes, como também os sistemas de incentivos muito interessantes que o Governo Regional tem posto em prática, leva a que tenhamos grande esperança neste encontro”, disse ainda o Secretário Regional.