A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou hoje a abertura de 360 vagas em lugares de quadro na região, totalizando 1020 vagas no quadro durante o mandato do atual governo regional (PSD/CDS-PP/PPM).
Citada em nota de imprensa do executivo açoriano, Sofia Ribeiro afirma que, “com esta abertura de vagas, totaliza-se a abertura de 1020 vagas de quadro durante o mandato deste Governo”.
A titular da pasta da Educação refere que a abertura de vagas agora publicada disponibiliza 172 lugares em quadro de escola e 188 lugares em quadro de ilha.
A governante recordou que a abertura de lugares em quadro de ilha é uma possibilidade desde a revisão do regulamento de concurso, apresentada às associações sindicais “em menos de dois meses de mandato” e que possibilitou “maior estabilidade” na vida profissional e pessoal de educadores e professores “há anos contratados sucessivamente”.
Sofia Ribeiro apontou que a abertura das vagas em quadros de ilha resulta do “recurso a contratos de trabalho a termo resolutivo” pelas escolas da rede pública regional, “em horário anual e completo, em cada grupo de recrutamento, por períodos de três anos”.
Tal facto determina a abertura do correspondente número de vagas no grupo de recrutamento e no quadro ilha a que pertencem as escolas onde se verificou a sucessão de contratos.
De acordo com a secretária regional, com a criação dos quadros de ilha, as necessidades que antes “eram consideradas como transitórias”, são agora “assumidas como permanentes”, do sistema educativo regional, em lugar de quadro.
A responsável política considerou que “esta abertura, em apenas três anos, de mais de 1000 vagas nos quadros docentes da região vem dar resposta à necessidade que decorre da falta de docentes a nível nacional, fruto do desinvestimento de que foi alvo a profissão docente nos últimos anos”.