Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

Após dois anos de pandemia, voltou a cumprir-se, este domingo, o momento maior, a procissão em honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres saiu do convento às 16:30 em ponto, para integrar a procissão, iniciando um trajeto de cerca de quatro horas. Milhares de pessoas integraram as promessas.

Nem a chuva que se fez sentir em diversos momentos da procissão fez demover as milhares de pessoas que assistiram ou a incorporaram.

Muitos emigrantes, oriundos das comunidades portuguesas, de todo o país, deslocaram-se à ilha de São Miguel, para assistirem às festas.

No cortejo, incorporaram-se várias filarmónicas, que entoaram o Hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Também participaram na procissão, as duas mais altas figuras da região, Luís Garcia, presidente da Assembleia Regional dos Açores e José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional e ainda o presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral.

Um dos momentos altos da festa, foi o “Adeus” ao Senhor, entre aplausos, acenos  e lágrimas, numa emoção coletiva indescritível.

Esta segunda-feira, feriado municipal, será realizada, pelas 11:00, uma celebração eucarística pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores, presidida pelo Administrador Diocesano.

Às 15:00, haverá arrematação (licitação pública de oferendas à Irmandade do Santo Cristo) e abertura do Bazar.

Na quinta-feira, último dia das festas, pelas 17:00, reabre o bazar e, pelas 18:00, encerram as festas religiosas do Santo Cristo dos Milagres, com uma solene Concelebração, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.

A devoção ao Santo Cristo foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´ Anunciada.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, trazem anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá.

Pub