A Federação das Pescas dos Açores promove formação em áreas de interesse à Pesca nos Açores

Considerando a missão da Federação das Pescas dos Açores, em apoiar os profissionais das Pescas dos Açores, nas nossas reuniões criamos momentos de esclarecimento e formação sobre temas de interesse para os pescadores e armadores.

As associações são assim, protagonistas na identificação de matérias a desenvolver e, simultaneamente, beneficiárias;

As ações desta semana, que contaram com o apoio da Direção Regional das Pescas (DRP), pretendem capacitar os ativos da pesca e aproximar os vários atores deste sector.

Aproveitando a Assembleia Geral da Federação das Pescas dos Açores, organizamos em conjunto com a DRP, mais um encontro de cariz formativo para o setor associativo, incluindo associações federadas, não federadas e sindicatos. Ao todo foram cerca de 30 os intervenientes nestas ações, desde os membros da direção aos administrativos das várias Associações dos Açores.

Entre os vários temas abordados, destacamos a Convenção Coletiva de Trabalho, os Contratos individuais de Trabalho, a Identificação de necessidades formativas, os mecanismos de apoio regionais (Portaria 32) e através do MAR 2020 (POSEI e Portaria 39 – “Investimentos a Bordo”), o FUNDOPESCA e a segurança a bordo.

Neste encontro, para além da transmissão de conteúdos teóricos, foram realizadas simulações e exercícios que identificaram as duvidas e permitiram o esclarecimento das mesmas pelos técnicos da DRP responsáveis por cada um dos assuntos. Neste âmbito, destacamos a apresentação das alterações feitas na Plataforma de Candidatura ao FUNDOPESCA. Esta nova ferramenta de trabalho, vem não só responder às obrigações do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, como introduz alterações que permitem diminuir o tempo de resposta e desmaterializar todo o procedimento, eliminando o papel.

Consideramos estas iniciativas prioritárias e determinantes para a modernização do setor.  A organização deste tipo de iniciativas, em saudáveis parcerias entre a FPA, a DRP e as Associações do Sector, com este cariz pedagógico, permite superar dificuldades e debater orientações para o setor das pescas.