A Atlânticoline, empresa pública regional de transporte marítimo dos Açores, lançou um novo concurso para “construção de dois navios elétricos destinados ao transporte de passageiros e viaturas” e cancelou o procedimento anterior, foi hoje divulgado.

O novo concurso é referido num anúncio publicado em Jornal Oficial da Região.

Fonte da Secretaria do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) confirmou à agência Lusa que este concurso substituiu o anterior lançado em janeiro e que foi entretanto cancelado.

No documento hoje publicado, lê-se que é “exigida a construção de pelo menos um navio de passageiros híbrido/elétrico com baterias ou 100% elétrico”, com um comprimento fora a fora de no mínimo de 35 metros” e no “valor igual ou superior a cinco milhões de euros”.

Em 15 de janeiro, a Atlânticoline tinha lançado um concurso público para a construção de dois navios elétricos, no valor de 25 milhões de euros, para integrar a operação nas denominadas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) em 2026.

Atualmente, a frota própria da empresa é composta por cinco embarcações: a lancha Ariel, com capacidade para 12 passageiros, os navios Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, cujas capacidades são, respetivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10 viaturas.

No Programa do Governo Regional, conhecido em 08 de março, o executivo de José Manuel Bolieiro revela a intenção de “dar continuidade ao processo de aquisição de dois navios elétricos para o transporte de passageiros entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge”.

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