A empresa pública açoriana de transportes marítimos, a Atlânticoline fechou 2022 com um resultado positivo de 1.090.813 euros, tendo registado um aumento de passageiros e viaturas transportados em 13,2% e 6,7%, respetivamente, foi hoje revelado.

Em comunicado, a empresa anuncia que o resultado positivo nas contas da empresa em 2022 foi “praticamente idêntico ao de 2021”.

Esse resultado positivo em 2022, pelo “terceiro ano consecutivo”, segundo a empresa, “beneficiou da não docagem prevista do navio Mestre Feijó em outubro”, o que “implicaria um investimento avultado”, mas que só vai ocorrer em 2023.

A Atlânticoline assinala que “os resultados negativos acumulados ao longo de vários anos”, ainda “ascendem a praticamente 3 milhões de euros”, afirmando que é “essencial manter este desempenho positivo para a consolidação do equilíbrio financeiro da empresa”.

Em termos operacionais, a empresa apresentou, em 2022, “um desempenho muito positivo, com o aumento de passageiros e viaturas transportados em 13,2% e 6,7%, respetivamente”, informa.

Segundo a empresa pública açoriana de transportes marítimos, “esta variação permitiu aumentar os rendimentos em relação ao ano anterior em 300 mil euros nos passageiros e em 50 mil euros nas viaturas”.

No que concerne aos gastos, refere “o aumento nos combustíveis em 78%”, totalizando “2,9 milhões de euros”.

Já o aumento nos gastos de pessoal, “está diretamente ligado ao novo acordo salarial” alcançado em março de 2022, bem como ao aumento do quadro de pessoal resultante do curso de marinheiro/maquinista que a Escola do Mar dos Açores realizou em 2022, o que permitiu “completar o número de efetivos necessários às tripulações dos navios” e “resolver uma parte do problema de trabalho extraordinário”.

Quanto aos gastos financeiros, a Atlânticoline adianta que “continuam a decrescer de forma acentuada”, devido ao pagamento, em 2021, pelo Governo dos Açores (PSD/CDS/PP/PPM) “dos mais de 7,2 milhões de euros em dívida, deixando a empresa de utilizar as contas correntes caucionadas que mantinha ativas”.