“Está de parabéns a Junta de Freguesia dos Fenais, por levar em frente tão nobre iniciativa, com a visão e verdadeiro sentido de missão de envolver a comunidade no incentivo aos mais novos para a excelência do saber ser e do saber estar”, a afirmação foi feita pela vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, no passado sábado, durante a 4.ª edição da entrega dos Prémios de Méritos Escolar – Venerável Padre Bartolomeu do Quental.

Esta cerimónia de entrega de prémios surge inserida nas comemorações do 508.º aniversário dos Fenais da Luz e da parte da responsável autárquica não faltaram palavras de incentivo aos jovens contemplados: “O vosso empenho e determinação são exemplares e enchem-nos de orgulho e de confiança na garantia de um futuro risonho para Ponta Delgada, porque a Educação é o caminho certo para se garantir um melhor futuro”.

Na ocasião, a vereadora que tutela a área da ação social defendeu que “apesar de não serem atribuídas, às Câmaras Municipais, competências na definição da política de Educação, a autarquia de Ponta Delgada está e pretende continuar a promover a requalificação e a construção de novas escolas, para que as nossas crianças e jovens possam ter o maior conforto e condições de valor para encararem o sistema educativo como meio imprescindível de realizarem os seus sonhos e de competirem com os melhores em qualquer lugar do Mundo”.

“Investir nas escolas do município foi um compromisso que assumimos desde o início e estamos a cumpri-lo, tal como é nosso dever. Já estamos a fazer este trabalho nos Fenais da Luz, onde a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar em breve com as obras de ampliação e reabilitação da escola EB1 JI Mariano Marcelino Cabral, num investimento de dois milhões e 300 mil euros”, adiantou a vereadora do Município.

Cristina do Canto Tavares aproveitou ainda a oportunidade para lembrar aos alunos que queiram integrar o Ensino Superior, que “a Câmara Municipal de Ponta Delgada alargou, também, os critérios do Regulamento de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior de forma a atender a mais alunos e abranger, também, as famílias da classe média do concelho”.

O referido apoio é válido tanto para os alunos de licenciatura, como os que queiram fazer Mestrado e “contempla a possibilidade de majorações, que são da ordem dos 15%, a candidatos que provenham de agregados familiares com pessoas portadoras de 60% ou mais de incapacidade, de contextos familiares com violência doméstica, de  famílias monoparentais ou apresentem estatuto de trabalhador-estudante”, explicou.

Este programa “vem garantir mais inclusão e justiça social, no concelho, representando um aumento em 460% da verba municipal destinada à comparticipação dos encargos inerentes à frequência de estudos no ensino superior”, adiantou a representante da Câmara Municipal.

Cristina do Canto Tavares terminou a sua intervenção reiterando “o compromisso de parceria que a autarquia tem com a Junta dos Fenais da Luz e, assim, como com todas as 24 freguesias de Ponta Delgada. Um compromisso de tudo fazer ao seu alcance e competência para continuarmos a construir um concelho mais coeso e justo, de excelência de desenvolvimento e de bem-estar social”.

A 4.a edição dos Prémios de Méritos Escolar – Venerável Padre Bartolomeu do Quental distinguiu, com a atribuição um de montante pecuniário e um “Diploma de Mérito Escolar”, os melhores estudantes do primeiro ciclo do ensino básico das escolas deste grau de ensino dos Fenais da Luz, os alunos do primeiro ciclo do ensino básico das restantes escolas do concelho de Ponta Delgada, do segundo e terceiro ciclos das escolas deste concelho, do ensino secundário de Ponta Delgada e, ainda, o aluno com melhor média de acesso ao Ensino Superior.

Recorde-se que Padre Bartolomeu do Quental nasceu na freguesia dos Fenais da Luz e foi uma figura de destaque no século XVII. Conquistou não só um notável percurso académico mas também a população com a sua bondade e generosidade. Ficou conhecido por ser conselheiro de reis em Portugal.

PUB