A Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, informou hoje que “está empenhada na recuperação das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara”.
Segundo uma nota da autarquia, o vereador da cultura, Sérgio Rezendes, reuniu-se com a Direção Regional da Cultura e com os presidentes de Junta de Freguesia do Livramento e de Santa Clara “para fazer o ponto de situação da degradação das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara”.
“No final do encontro, Sérgio Rezendes explicou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada constituiu-se elemento de ligação entre o poder local e a Direção Regional da Cultura, entidade gestora dos imóveis, expressando a sua satisfação pelo facto de a Direção Regional da Cultura, tutelada por Duarte Nuno Chaves, estar a trabalhar nesses ‘dossiers’”, lê-se num comunicado do município.
Ambas as fortalezas são de autor desconhecido e do século XVII. A fortaleza de Santa Clara é quadrangular, tem cinco canhoneiras e conheceu obras de beneficiação na transição dos séculos XVIII para XIX. A de São Caetano é de baluarte regular, com 10 canhoneiras, “conheceu importantes obras na II Guerra Mundial ao alojar duas posições de metralhadoras pesadas, ainda existentes”.