O Governo dos Açores apresentou hoje a candidatura do Museu Marítimo da família do mestre José Melo à Rede Regional de Museus e Coleções Visitáveis, anunciou a secretária dos Assuntos Culturais.

A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, considerou que a candidatura do Museu Marítimo da família do mestre José Melo, na freguesia de Santo Amaro do Pico, à Rede Regional de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores é uma forma de “preservar o legado”.

“Esta é uma forma de nós, não somente podermos preservar todo o legado que o mestre José Melo nos deixou, mas também conseguir garantir que ele depois seja transmitido às novas gerações e que possa sair destas portas”, declarou a titular da pasta dos Assuntos Culturais, citada em nota de imprensa do executivo açoriano.

Sofia Ribeiro considerou que esta candidatura marca o início da “musealização do território” de Santo Amaro do Pico, sendo que o processo iniciado implica a utilização de meios técnicos e humanos da Direção Regional dos Assuntos Culturais, para que possam trabalhar o espólio do museu, “dando-lhe cientificidade e fazendo jus à própria história”.

De acordo com a governante, os Açores “são riquíssimos em história e em cultura, quer seja de ordem privada, pública e até mesmo da igreja”.

“Nós podemos e devemos, de uma forma articulada, trabalhar todo este espólio, dar-lhe uma outra dimensão, outra expressão e cientificidade”, disse.

Sofia Ribeiro referiu que o próximo passo será feito “em articulação” com o turismo, de forma a serem integrados todos os museus e coleções visitáveis “em formas de dinamização da cultura dos Açores”.

PUB