O PS/Açores considerou hoje que o presidente do PSD “ou não tem memória ou não tem vergonha” por defender que o PP deve formar governo em Espanha, porque ganhou eleições, lembrando o que aconteceu aquando das regionais de 2020.
“Luís Montenegro ou não tem memória ou não tem vergonha. Como é possível o PSD dizer que quem ganha é que deve formar governo, quando foi exatamente isso que aconteceu nos Açores?”, lê-se num comunicado de imprensa, assinado pelo vice-presidente do PS/Açores, Berto Messias.
Numa reação do PS/Açores às declarações feitas hoje pelo líder do PSD, Luis Montenegro, o vice-presidente do PS açoriano lembra que o PSD “perdeu nas urnas” nas eleições regionais açorianas em 2020 e “só conseguiu governar ao coligar-se”.
“O PSD perdeu nas urnas. Só conseguiu governar ao coligar-se, depois das eleições, com a direita, incluindo o Chega. Nada contra coligações pós-eleitorais. Mas temos de ser coerentes. Não podemos defender hoje uma coisa e outra quando nos dá jeito. Em política não pode valer tudo”, sustenta Berto Messias, citado na nota de imprensa.
O Partido Socialista venceu as eleições legislativas regionais dos Açores, de 25 de outubro de 2020, mas perdeu a maioria absoluta, que detinha, elegendo apenas 25 deputados.
Posteriormente, PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação.
A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e com o deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega) e o PSD um acordo com a IL.
Hoje o líder do PSD, Luis Montenegro, defendeu que o PP deve formar governo em Espanha, uma vez que ganhou as eleições de domingo, criticando o caso “muito invulgar” dos festejos daqueles que as perderam
“Conto que o Governo seja liderado por quem venceu as eleições porque é isso que é normal em democracia e é isso que é normal também na Península Ibérica”, disse o responsável social-democrata aos jornalistas, no Funchal, no âmbito da jornada ‘Sentir Portugal’ que decorre na Madeira.