A orla costeira de Santa Maria, Açores, vai ser alvo de uma ação de limpeza comunitária na próxima segunda-feira em zonas apenas acessíveis por via marítima, estando a atividade aberta a voluntários, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa de joalharia Neon Joyride, que organiza o evento, realça que a ação de limpeza está “aberta a voluntários” que queiram “celebrar o seu amor infinito e apreço pelo oceano”.

“Quem se juntar ao evento vai gostar de explorar a costa de Santa Maria de barco e limpar zonas apenas acessíveis por mar. Uma vez concluída a parte de limpeza, os voluntários comemoram seus esforços e se conectam com o oceano e a vida marinha local com ‘snorkel’”, lê-se na nota de imprensa.

O ‘snorkeling’ é uma prática desportiva de mergulho em águas rasas com o intuito de recreação.

A organização adianta que os voluntários devem ter idade igual ou superior a 8 anos e realça que os barcos destinados à recolha do lixo vão ser disponibilizados pelo Clube Naval de Santa Maria.

A ação de limpeza vai acontecer entre as 14:30 e as 18:30 da próxima segunda-feira, estando o ponto de encontro marcado para a marina de Vila do Porto.

A Neon Joyride alerta que o evento carece de inscrição, uma vez que as “vagas nos barcos são limitadas”.

Aquela empresa destinada à conceção de joias a partir de material reciclado tem vindo a organizar vários eventos de limpeza da orla costeira, tendo já removido “mais de 5.000 quilos de lixo marinho” na ilha açoriana de Santa Maria.

PUB