Sou Noélia Arruda, nutricionista e hoje vamos falar sobre os Mitos das Grávidas

Existem questões recorrentes que me colocam? Perguntam o que podem fazer para não aumentar tanto peso na gravidez, o que devem comer durante o primeiro e segundo trimestre, ou até durante a amamentação para terem um leite mais saudável. Mas nas consultas abre-se um mundo de novidades ao nível da alimentação, de estilo de vida, tudo para que tenham uma gravidez mais saudável, apesar de ouvirem muita coisa, porque a mãe diz isto e a sogra diz aquilo… Por isso vou agora desvendar alguns mitos a gravidez!

A grávida não deve comer hidratos de carbono? Mito. Muitas vezes, as grávidas, na tentativa de não aumentarem de peso, retiram da alimentação os hidratos de carbono como o arroz, batata ou massa. A ideia não é a de deixar de comer isso, mas sim a de comer hidratos de carbono complexo e ricos em nutrientes. Comer uma batata-doce é diferente de comer um puré de batata instantâneo. Comer um pão branco é diferente de comer um pão de centeio. É esse trabalho que fazemos para que a mulher vá ganhando consciência e educação alimentar. Nessa fase, a gravidez, há uma maior motivação das mulheres para fazerem uma mudança alimentar porque sabem que tudo o que ingerem chega ao bebé.

A grávida não pode comer queijo fresco por causa da toxoplasmose? Mito. É muito importante conhecer os alimentos para os podermos selecionar. Nem todo o queijo fresco é igual. Existes queijos frescos pasteurizados e outros que não são pasteurizados. Para a grávida é o queijo fresco pasteurizado que não tem qualquer risco de contaminação nem para a placenta nem para o bebe. Deve ser consumido regularmente até, porque é rico em cálcio e precisamos dele no segundo trimestre.

Em relação ao consumo de legumes e vegetais, existe a dúvida de como devem ser desinfetados, também por causa do risco de contaminação. Existe sempre a dúvida se devem ser lavados com vinagre, limão ou Amukina.  A minha recomendação é sempre higienizar com água e vinagre é sempre melhor do que usar um produto químico.

As gravidas não devem fazer dieta? Verdade. Há gravidas que vêm de uma rotina de dieta de restrição alimentar, muitas vezes desequilibradas. Chegam à gravidez a dizer que não querem aumentar muito peso e isso pode ser perigoso. Naturalmente, tem que haver um aumento de peso. É preciso pensar no bebé, que é preciso nutri-lo. Desde a fecundação, que é o início de tudo, que com a alimentação também vamos determinar a saúde das crianças, as patologias, os défices cognitivos. Muitas vezes as respostas estão dentro da barriga da mãe.

A grávidas têm que comer por dois? Mito.  Costumo dizer que não é comer por dois mas comer para dois. É preciso ter a alimentação de que o bebé precisa, mas que também a mãe necessita para que não entre em carência. O que acontece é que por vezes há défices nutricionais, por não comer leguminosas como feijão ou grão, pode ficar com carência de ferro, porque o bebé no último trimestre vai reforçar-se em ferro para sobreviver os primeiros seis meses sem carne ou peixe. Então a mulher pode ficar com uma anemia, daí que seja preciso trabalhar a prevenção da anemia desde o primeiro trimestre. Tenho muitos casos desses, de grávidas com anemias porque não se trabalhou bem a alimentação e nutrição desde a fertilidade.

Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

 

PUB