O secretário regional da Agricultura e Alimentação, que representou o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) nas celebrações do centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE) na região, destacou a importância da atividade e os valores de cidadania e humanismo.
“O CNE é uma escola de cidadania e humanismo, que ensina valores e princípios como o da responsabilidade, da solidariedade, da democracia, da ética, da interajuda e do respeito geracional, entre outros”, sublinhou António Ventura, citado numa nota de imprensa do executivo.
Segundo o governante, o escutismo é parceiro na prevenção e segurança das populações em caso de catástrofes e outras ocorrências naturais e “contribui para a sustentabilidade da natureza, pois o contacto dos jovens com a natureza permite uma sensibilização e uma consciência para a floresta, a água, a biodiversidade animal e vegetal”.
O primeiro agrupamento escutista católico nos Açores foi fundado a 25 de agosto de 1925, na ilha Terceira (agrupamento 23, na Praia da Vitória).