No próximo dia 23 de agosto, pelas 18h30, será apresentado em Santo Amaro do Pico o livro “No Tempo dos Barcos”, da autoria de Amaro de Matos.
A obra presta homenagem à figura de Mestre Júlio Nunes de Matos, pai do autor e nome incontornável da construção naval açoriana, bem como ao legado dos estaleiros que marcaram a história marítima de Santo Amaro do Pico.
Resultado de investigação cuidada e ilustrado com raras imagens históricas, o livro recupera memórias de um ofício que moldou a identidade cultural e económica da freguesia, projetando-o para as novas gerações.
A sessão de lançamento terá lugar no antigo Estaleiro da Oficina de Construções e Reparações Marítimas de Júlio Nunes de Matos. O momento contará com a apresentação do escritor Urbano Bettencourt e com leituras de excertos por Carolina Bettencourt e Sidónio Bettencourt.
O evento integra o “Festival Terra dos Barcos” e insere-se numa programação dedicada à valorização da memória coletiva ligada ao mar e à tradição da construção naval no Pico. Editado pela Letras Lavadas, “No Tempo dos Barcos” promete ser mais do que um lançamento literário: será um encontro de evocação, partilha e celebração da herança marítima açoriana.