O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara das Lajes do Pico, Nuno Monteiro, defende a criação de um sistema de rendas acessíveis para combater a crise da habitação e o envelhecimento do concelho açoriano.
“É muito difícil neste momento para os jovens avançar para a construção ou aquisição de terrenos. Penso que a câmara tem de avançar para a construção a custos controlados de habitação e depois ter um sistema de rendas acessíveis para disponibilizar habitações à população jovem”, afirmou hoje à agência Lusa Nuno Monteiro, alertando para a necessidade de combater o envelhecimento do concelho da ilha do Pico.
Engenheiro civil de profissão, Nuno Monteiro, que já foi presidente da Junta de Freguesia de Ribeiras, propõe também uma majoração dos apoios aos jovens estudantes através de protocolos com as instituições de ensino, de forma a assegurar o “estágio profissional ou um futuro vínculo” laboral.
“Isso levaria a que tivéssemos um sistema que garantisse o regresso dos jovens que saem para estudar, um sistema para apoiar o regresso de jovens ao concelho”, defendeu o candidato às eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro.
Ao nível do abastecimento de água, o atual vereador no município quer “investir de uma vez por todas na captação de águas à superfície”, aproveitando a chuva para criar bacias de retenção.
Insistindo que o investimento no abastecimento é necessário tanto para a população, como para a agricultura, o candidato lamentou que este seja “setor que tem sido muito esquecido e que tem vivido dificuldades”.
“É necessário avançar definitivamente para uma recolha de água em altitude. Temos um sistema de água baseado em furos, só que os furos tendem a ficar salinizados. São custos elevados para fazer e manter um furo”, reforçou.
O candidato de PSD/CDS-PP/PPM, coligação que integra o Governo dos Açores, considerou ainda “vital existir maior dinâmica e vitalidade económica” no concelho, que tem cerca de 4.340 habitantes.
“Em termos económicos, penso que tem de haver um maior apoio às empresas, quer às existentes, quer à fixação de novas empresas, apoiando as empresas na realização de candidaturas e disponibilizando condições para a instalação”, declarou.
O concelho das Lajes do Pico é liderado pela socialista Ana Brum, que se candidata a um novo mandato.
Nas eleições de 2021, o PS venceu as Lajes do Pico com 56,17% dos votos (três mandatos) contra 37,65% do PSD/CDS-PP/PPM (dois mandatos) e 3,02% da CDU.
Os socialistas conquistaram quatro juntas de freguesia (São João, Ribeiras, Calheta de Nesquim e Ribeirinha) e a coligação duas (Lajes e Piedade).