A Região Autónoma dos Açores deu um passo significativo na modernização da sua Administração Pública com a criação do Cartão de Identificação Profissional Digital, agora disponível na aplicação gov.pt. A medida, implementada pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, permite que dirigentes e trabalhadores da Administração Pública Regional acedam, de forma segura e com valor jurídico, a um documento de identificação profissional no telemóvel.
Emitido com base na informação do sistema SIGRHARA — o repositório oficial de dados dos recursos humanos da Administração Regional —, o novo cartão digital contém os principais dados profissionais do trabalhador e insere-se numa estratégia de transformação digital mais ampla.
A integração na app gov.pt, plataforma nacional desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), permite a centralização do acesso a documentos e serviços públicos. Com mais de 3,5 milhões de downloads, esta aplicação já disponibiliza 27 cartões digitais com validade legal, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel.
A nova funcionalidade visa tornar os serviços públicos mais acessíveis, eficientes e próximos dos cidadãos, posicionando os Açores na vanguarda da inovação no setor público. A iniciativa é cofinanciada pela Componente 19 do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores (PRR-Açores), no âmbito dos investimentos na modernização e digitalização da Administração Pública Regional.
Esta medida insere-se na estratégia do Governo dos Açores para promover a transformação digital, a eficiência dos serviços públicos e a simplificação administrativa, contribuindo para uma governação mais moderna, sustentável e orientada para o futuro.
Para mais informações sobre o PRR, está disponível o site oficial: www.recuperarportugal.gov.pt.