Autor: PM | Foto: CMPD
PUB

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, marcou presença no jantar de boas-vindas promovido pela autarquia aos participantes da 36.ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, uma das mais emblemáticas provas de vela do calendário desportivo dos Açores, que decorre entre 26 de julho e 3 de agosto, ligando as ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e Faial.

Na ocasião, o autarca saudou os velejadores com palavras de orgulho e hospitalidade, enaltecendo o simbolismo da prova e o papel dos participantes enquanto “embaixadores da cultura marítima dos Açores”.

“É com um profundo sentido de orgulho e hospitalidade que acolhemos os participantes desta regata. Que a vossa passagem por Ponta Delgada seja símbolo do nosso respeito e ligação com o Atlântico”, afirmou.

PUB

Sérgio Rezendes aproveitou o momento para sublinhar a relevância histórica e geoestratégica de Ponta Delgada enquanto porto no Atlântico, frisando a vocação marítima da cidade e a sua importância nas rotas de navegação.

“Ponta Delgada sempre foi uma cidade atlântica, aberta aos que atravessavam o Atlântico. Implementada nas primeiras pedras de terra firme, teve e tem nas suas Portas da Cidade uma entrada magnânima a todos os que a visitam”, referiu, acrescentando que este património edificado “é reflexo, e identidade, da importância que damos aos marítimos”.

Dirigindo-se aos participantes, o vereador desejou “mar chão e ventos de feição”, realçando o espírito de camaradagem que caracteriza os que fazem do mar a sua vida.

“Assim como no passado, o retorno dos navegantes era motivo de celebração e esperança, o vosso será visto da mesma forma, uma vez que cada regresso a porto é uma vitória partilhada. Boa sorte a todos”, concluiu.

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia é organizada anualmente com o apoio de várias entidades públicas e privadas, promovendo a ligação interilhas, o desporto náutico e a valorização da identidade atlântica dos Açores. A edição deste ano conta com escalas em quatro ilhas e reúne dezenas de embarcações e tripulações nacionais e internacionais.

PUB