A edição de 2025 da Atlantis Cup – Regata da Autonomia iniciou esta segunda-feira, a sua primeira etapa oceânica, ligando a ilha de São Miguel à ilha Terceira. A largada da frota foi dada às 15h05, ao largo de Ponta Delgada, rumo a Angra do Heroísmo, numa travessia de cerca de 93 milhas náuticas.
O momento simbólico da partida contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que, a partir da embarcação da Comissão de Regatas, transmitiu uma mensagem de incentivo às tripulações via rádio e deu o sinal oficial de largada.
Com ventos favoráveis, os veleiros da Atlantis Cup 2025 — também conhecida como Regata da Autonomia — rondaram a bóia de desmarque junto à costa micaelense e içaram os Spys em direção à ilha Terceira, onde as embarcações deverão começar a chegar ao longo da próxima madrugada.
Ao todo, estão inscritas 27 embarcações nesta edição, organizada pelo Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra do Heroísmo e Clube Naval da Graciosa, com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A competição prossegue esta quarta-feira, 30 de julho. Na baía de Angra do Heroísmo, a classe ORC regressa às regatas técnicas, com o Monte Brasil como pano de fundo, enquanto a classe NHC participa na segunda regata costeira.
A Atlantis Cup é considerada uma das maiores provas náuticas dos Açores, celebrando não só o desporto, mas também a autonomia e a ligação entre as ilhas do arquipélago.