Autor: PM | Foto: Atlantis Cup 2025

A 36.ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia teve início hoje em Ponta Delgada, com uma sentida homenagem a José Francisco Barbosa Medeiros, mais conhecido por “Zim Garoupa”, figura marcante da vela açoriana e treinador de jovens no Clube Naval de Ponta Delgada, falecido a 8 de julho.

Homenagem Zim Garoupa

Com a frota reunida no porto micaelense, foi cumprido um minuto de silêncio e lançado um ramo de flores ao mar em honra de “Zim Garoupa”. A bandeira da Atlantis Cup, com o seu rosto, foi hasteada no momento inaugural da competição. “Zim Garoupa foi um cidadão do Mundo e simboliza bem o espírito da Atlantis Cup”, afirmou emocionado João Morais, Diretor de Prova.

A Atlantis Cup 2025 liga as ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e Faial, num percurso que integra três regatas oceânicas e seis regatas técnicas pontuáveis para o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro (ORC).

No primeiro dia de provas, com vento de nordeste entre os 16 e os 20 nós, e rajadas que chegaram aos 25 nós, o veleiro Super Açor Xis, comandado por Gonçalo Botelho, venceu as duas regatas técnicas disputadas e lidera a classificação na classe ORC. Seguem-se, por ordem, os veleiros Jolly Jumper, Allegro Vivace e Soraya. O Allegro Vivace, de Bruno Rosa, foi forçado a abandonar a segunda regata do dia após sofrer a quebra do mastro.

Na classe NHC (Open), decorreu em Ponta Delgada a primeira de três regatas costeiras. O veleiro Funbel-Nacex, de António Noronha, alcançou a vitória, seguido pelo Sina e pelo Flicka.

Amanhã, a frota composta por 27 embarcações parte rumo a Angra do Heroísmo, naquela que será a primeira das três regatas oceânicas previstas nesta emblemática prova.

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2025 é organizada pelo Clube Naval da Horta, em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Náutico de Angra do Heroísmo e Clube Naval da Graciosa, contando com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

PUB