PUB

O médico António Salgado Almeida, de 66 anos, é o candidato da CDU à liderança do município açoriano da Calheta, na ilha de São Jorge, para dar dinâmica ao concelho, que precisa de “um grito de alma”.

O candidato da coligação PCP/PEV referiu hoje à agência Lusa que a candidatura que lidera tem “muitas e interessantes” propostas e ideias para um concelho que “está parado no tempo”, com “graves problemas sociais” e com problemas que “se adivinham terríveis a nível dos cuidados de saúde”.

Segundo António Salgado Almeida, que se candidata ao cargo pela primeira vez, o concelho da Calheta está “parado no tempo” e “sem dinâmica”.

PUB

“A Calheta precisa de um grito de alma, precisa de uma pequena revolução, precisa de um sobressalto grande”, afirmou.

O candidato da CDU salientou que este município da ilha de São Jorge tem “problemas muito graves a nível social” e será dos concelhos “mais envelhecidos da região”.

“E as respostas que, quer a Câmara, quer o Governo [Regional], quer todos aqueles que têm responsabilidades dão às pessoas, aos problemas graves sociais que temos, sobretudo aos idosos, e àqueles que precisam do nosso apoio, quer na área social, quer na área da saúde, não são nenhumas, são zero”, disse.

António Salgado Almeida admitiu que no concelho “não há, nunca houve, e continua a não existir qualquer preocupação a esse nível”.

“Portanto, a nossa grande bandeira, é que seja uma Câmara preocupada com as pessoas, que sirva as pessoas. [Uma Câmara] preocupada com a vida de cada um e com as dificuldades que os calhetenses e aqueles que vivem na Calheta sofrem e enfrentam nos dias de hoje”, concluiu.

O candidato é médico no Centro de Saúde da Calheta, que está integrado na Unidade de Saúde da Ilha, e, ao longo da sua carreira, desempenhou também funções no Centro de Saúde das Velas e na Unidade de Saúde da Ilha do Corvo.

“Com um percurso político consolidado, foi candidato em várias eleições, tanto autárquicas como regionais”, referiu hoje a CDU em comunicado.

A coligação PCP/PEV destacou ainda que o médico, que faz parte da direção regional do PCP/Açores, já exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Guimarães e tem “uma forte ligação ao desporto, tendo sido dirigente em diversos clubes”.

Nos Açores, “tem participado ativamente em iniciativas culturais, com destaque para a sua presença em peças de teatro e, por diversas vezes, nas marchas populares de São Jorge”, referiu.

A Câmara Municipal da Calheta é presidida por Décio Pereira, eleito pelo movimento de independentes “Dar Vida ao Concelho”.

Atualmente, o executivo autárquico tem três eleitos do movimento “Dar Vida ao Concelho” e dois vereadores do PS.

Além de António Salgado Almeida, são já conhecidos como cabeças de lista à Câmara da Calheta António Viegas, pelo PSD, e o vereador Dário Ambrósio pelo PS.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

 

PUB