Foi oficialmente apresentada a 48.ª edição da Semana do Mar, o maior festival náutico do país, que decorre de 1 a 10 de agosto, na cidade da Horta, ilha do Faial. A iniciativa é organizada pelo Município da Horta, em parceria com o Clube Naval da Horta, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta e diversas entidades locais.
Com um programa diversificado que volta a unir música, desporto náutico, tradição e cultura, a Semana do Mar consolida-se como um dos eventos mais emblemáticos dos Açores e uma referência cultural e desportiva no Atlântico.
Durante a sessão de apresentação, que teve lugar no terraço das Marítimo-Turísticas, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou o simbolismo e o impacto do evento para a cidade e para os faialenses:
“A Semana do Mar representa uma janela de oportunidades, atraindo residentes, emigrantes, visitantes e amantes do mar. É uma festa do povo e para o povo, feita de memórias, emoções e partilha.”
O evento decorrerá novamente na parte norte da cidade, entre o Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa) e a Avenida Machado Serpa, com um recinto que contará com quatro palcos — Palco Afavias (principal), Palco Tradições, Palco Filarmonia e Palco Mar — além de espaços dedicados à cultura, saúde, infância, artesanato e gastronomia.
Na vertente económica, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta assume a dinamização da Feira Gastronómica e outros contributos estratégicos. Já o Clube Naval da Horta apresentou o cartaz náutico desta edição, com destaque para as provas e atividades ligadas ao mar — a verdadeira essência do festival.
Cabeças de cartaz e momentos culturais
O cartaz musical da Semana do Mar 2025 inclui nomes sonantes da música nacional, como Tony Carreira, Plutonio, Resistência, Mizzy Miles, João Pedro Pais e Fernando Daniel, entre outros. Ao longo dos 10 dias de festa, o público poderá ainda desfrutar de atuações de grupos de música tradicional, folclore, dança, e expressões culturais locais e internacionais.
Entre os muitos destaques da programação estão:
- Festival Internacional de Folclore, com a participação de grupos da Eslováquia e Colômbia;
- Desfile temático sob o mote “Atlântico, um Mar de Histórias”;
- Noite de marchas populares;
- Expo Açores, organizada pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores;
- Festa do Livro da Horta, promovida pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
Carlos Ferreira anunciou que a Abertura Oficial do evento decorrerá no histórico Cais de Santa Cruz, com os habituais desfiles de filarmónicas e dos participantes no Festival Náutico:
“A cidade da Horta volta assim a afirmar-se como centro da cultura, da festa e da náutica no Atlântico, com um programa pensado para todas as idades e gostos.”
A apresentação contou ainda com a interpretação da Marcha da Semana do Mar 2025, intitulada “Minha Terra-Mãe”, por Alice Sequeira. A marcha — com letra de Victor Rui Dores e música de Filipe Fonseca — foi selecionada por um júri num concurso que contou com duas candidaturas de elevada qualidade. A canção será interpretada na sessão de abertura e no encerramento do festival.
“Esperamos por todos vós, de 1 a 10 de agosto, na Horta, para mais uma edição memorável. Viva a Semana do Mar!”, concluiu o autarca.