O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou, esta terça-feira, a reestruturação da rede de minibus do concelho, que passará a contar com sete linhas, 130 paragens e uma extensão total de cerca de 70 quilómetros, abrangendo freguesias até agora não servidas, como Relva, Arrifes, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, São Roque e Livramento.
O novo modelo foi apresentado em conferência de imprensa no Centro Cívico de Santa Clara e deverá entrar em vigor a partir de março de 2026, altura em que termina o atual contrato de transporte coletivo regular de passageiros. A proposta camarária será submetida a consulta pública e integrará o futuro caderno de encargos do concurso público.
“Pretendemos ampliar a rede de minibus, indo ao encontro das justas reivindicações dos cidadãos de Ponta Delgada e de quem nos visita, para colmatar algumas falhas na mobilidade que os últimos tempos foram evidenciando, sobretudo devido ao uso exponencial do automóvel”, afirmou Pedro Nascimento Cabral.
A atual rede de quatro linhas (A – Amarela, B – Verde, C – Azul, e D – Laranja) será transformada numa malha de sete linhas, com a criação das novas rotas E – Violeta, F – Rosa e G – Turquesa. A nova estrutura prevê a ligação ao Aeroporto João Paulo II, aos parques de estacionamento periféricos, ao centro histórico, ao Hospital do Divino Espírito Santo, ao Parque Urbano e, sazonalmente, às praias das Milícias e do Pópulo.
Linhas adaptadas às necessidades da população
Entre os destaques, a linha Amarela passará a servir os Arrifes, nomeadamente as ruas dos Valados, António Resendes Tavares e da Saúde. A linha Verde, a mais procurada, voltará a ter uma paragem junto à área de visitas do hospital. A linha Azul fará ligação direta entre a residência universitária das Laranjeiras e a Universidade dos Açores, passando também por escolas e circulando nos dois sentidos até ao Colégio São Francisco Xavier.
A linha Laranja será otimizada para maior rapidez e ligará, nos dois sentidos, o Colégio São Francisco Xavier à rotunda de São Gonçalo, mantendo o acesso ao hospital.
Já a nova linha Violeta fará a ligação direta entre o aeroporto e a zona hoteleira da Avenida Marginal, com passagem pelas Portas da Cidade e Praça Vasco da Gama, funcionando em ambos os sentidos e garantindo conexão com outras linhas, sem necessidade de transbordo.
A linha Rosa será a mais curta e direta, ligando os parques de estacionamento gratuitos ao centro urbano, e a linha Turquesa funcionará entre maio e setembro, assegurando a ligação entre o centro da cidade e as zonas balneares de São Roque e Livramento.
“Estamos seguros da melhoria que iremos provocar em termos de mobilidade ao oferecermos mais alternativas e a oportunidade das pessoas se deslocarem até freguesias mais distantes na nossa rede minibus”, reforçou o autarca, lembrando que o serviço é gratuito para estudantes e cidadãos com 65 ou mais anos.
Mais autocarros, menos tempo de espera
A ampliação da rede implicará o reforço da frota de autocarros, garantindo maior rotatividade e tempos de espera mais curtos. O modelo agora apresentado define dois princípios operacionais: a distância máxima de seis minutos a pé entre qualquer parque de estacionamento público e uma paragem de minibus, e o compromisso de que qualquer passageiro possa chegar ao seu destino em, no máximo, 15 minutos.
O novo plano de mobilidade foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em conjunto com a empresa Trenmo e está atualmente a ser apreciado pelo Governo dos Açores, Presidentes de Junta e outras entidades. Será também submetido a consulta pública antes da sua formalização em concurso.
Segundo Pedro Nascimento Cabral, “uma novidade que este documento também tem é que vamos apresentar no caderno de encargos um concurso não por linhas, mas por quilómetro”, o que permitirá maior flexibilidade na adaptação futura dos percursos com base na experiência prática e necessidades reais dos utilizadores.