O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, entregou oficialmente à população de Santo António um Ginásio ao Ar Livre, equipamento executado pela autarquia no âmbito da 7.ª edição do Orçamento Participativo (OP) do concelho.
Durante o ato simbólico de inauguração, Pedro Nascimento Cabral destacou que este projeto concretiza “uma vontade manifestada pelos próprios cidadãos e expressa nas votações do Orçamento Participativo”, reforçando o compromisso do executivo com a participação cívica ativa.
“Ficamos muito satisfeitos com mais esta entrega aos cidadãos de uma freguesia do nosso concelho, certos da sua utilidade para toda a população. Esta é uma infraestrutura que promove a prática da atividade física e hábitos de vida saudáveis no nosso concelho, uma missão que tem vindo a ser trabalhada por este executivo”, sublinhou o autarca.
Participação cidadã e colaboração institucional
Pedro Nascimento Cabral agradeceu também “a colaboração do Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Marco Oliveira, pela sua envolvência, participação e até determinação para que este projeto dos cidadãos desta freguesia se concretizasse, em benefício de todos”.
Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António expressou a sua “satisfação pelo cumprimento da palavra dada por parte do executivo camarário”, deixando ainda uma palavra de apreço a “todos aqueles que propuseram e votaram neste projeto, que agora está aqui, na nossa freguesia, disponível para ser desfrutado por toda a população”.
A cerimónia culminou com o descerramento da placa inaugural pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Marco Paulo Freitas Oliveira.
Orçamento Participativo: um instrumento democrático e transformador
Pedro Nascimento Cabral reiterou a importância do Orçamento Participativo como “instrumento democrático, cívico e potenciador do desenvolvimento social, cultural e económico das 24 freguesias de Ponta Delgada”, considerando que esta iniciativa tem sabido “responder cada vez mais e melhor às justas expectativas dos nossos concidadãos”.
O autarca deixou ainda um agradecimento especial aos proponentes do projeto e às equipas da Câmara Municipal envolvidas na sua concretização — desde os colaboradores do OP até às equipas técnicas e de obras.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Ponta Delgada é uma iniciativa deliberativa que permite a qualquer munícipe com idade igual ou superior a 16 anos apresentar propostas, debatê-las, priorizá-las e votar nos projetos que deseja ver concretizados no concelho, reforçando assim os mecanismos de democracia participativa local.