Autarquia reforça aposta na habitação, no apoio às famílias e na parceria com instituições sociais como o Rotary
A Vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares, marcou presença, esta sexta-feira, no jantar de transmissão de tarefas do Rotary Club de Ponta Delgada, onde felicitou a nova direção presidida por Helena Lourenço e reiterou o compromisso da autarquia com o desenvolvimento social do concelho.
Na cerimónia que decorreu no Azoris Royal Garden, Cristina Canto Tavares enalteceu o papel do Rotary Club como uma “valiosa aliada na missão de servir o próximo e fortalecer o tecido social”, sublinhando que o Município “reconhece e exalta o papel dos nossos agentes sociais e movimentos como o Rotary, que têm sido parceiros determinantes nas políticas de proximidade e inclusão”.
A vereadora destacou que as Funções Sociais têm estado no topo das prioridades do investimento municipal. “As contas consolidadas da Câmara Municipal foram recentemente aprovadas sem qualquer voto contra, o que demonstra o reconhecimento, inclusive da oposição, pela forma responsável, transparente e rigorosa como temos gerido os dinheiros públicos, sem descurar o objetivo principal: melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, frisou.
Investimento histórico na habitação
Durante o seu discurso, a autarca deu nota dos investimentos significativos em curso, nomeadamente no setor da habitação, afirmando tratar-se do “maior investimento de sempre” neste domínio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa 1.º Direito – Apoio ao Acesso à Habitação.
Cristina Canto Tavares referiu que já foi aprovado o procedimento para a atribuição de 70 habitações em regime de arrendamento, distribuídas por várias freguesias do concelho: 32 em Arrifes, 24 em São José, 12 em São Sebastião, uma nos Ginetes e uma em Santa Clara. “Esta medida visa dar resposta às dificuldades sentidas por muitos munícipes no acesso à habitação, através de rendas mais ajustadas ao rendimento das famílias”, sublinhou.
Medidas de apoio às famílias
A vereadora referiu ainda que o executivo municipal tem canalizado “verbas sem precedentes” para projetos de desenvolvimento social, tendo também criado novos programas para apoiar as famílias. Entre as medidas implementadas, destacou:
- O reforço do Fundo Municipal de Solidariedade Social;
- A comparticipação ao arrendamento habitacional;
- A expansão do programa de bolsas de estudo para o ensino universitário;
- A criação de um apoio financeiro à natalidade, até 1200 euros, para famílias sem outros apoios sociais e com filhos até aos 12 meses de idade.
- Parceria com o Rotary Club
A terminar a sua intervenção, Cristina Canto Tavares voltou a destacar o papel do Rotary Club de Ponta Delgada como “um aliado imprescindível na missão de promover a coesão social em todas as freguesias do concelho”.
“Juntos somos agentes de proximidade e defendemos, com ações concretas, o desenvolvimento social, a inclusão e o bem-estar ao serviço dos cidadãos”, concluiu.