
O piloto graciosense Cláudio Bettencourt, em Peugeot 208 Rally4, com António Costa como navegador, foi o mais rápido nas duas passagens pelo traçado da super-especial Santa Cruz da Graciosa, que marcaram o arranque do XV Rali da Graciosa.
Plurivencedor absoluto nas edições anteriores desta prova, Bettencourt voltou a mostrar a sua superioridade ao registar o tempo de 3:18,1, assumindo não só a liderança da classificação geral, como também da competição reservada às duas rodas motrizes.
A dupla faialense composta por João Borges e Flávio Mota, em Renault Clio Rally3, foi a segunda mais rápida, terminando a super-especial com mais 6,2 segundos do que os líderes. Já Rafael Botelho e Rui Raimundo, também aos comandos de um Peugeot 208 Rally4, asseguraram o terceiro melhor tempo absoluto e o segundo nas duas rodas motrizes, ficando a apenas 8,6 segundos de Bettencourt e Costa.
Rodrigo Correia e Paulo Jesus, em Peugeot 106, fecharam o top-3 nas duas rodas motrizes e foram os quartos mais rápidos da geral, cumprindo os 3,56 km das duas passagens pela especial em 3:29,9.
A nota negativa da noite foi a saída de estrada de Luís Miguel Rego e José Janela, em Skoda Fabia RS Rally2. Apesar de não terem sofrido ferimentos, a dupla perdeu mais de sete minutos ainda antes do primeiro parcial, na sequência de um toque num passeio que partiu uma jante e obrigou à mudança de roda. A super-especial viria ainda a ser interrompida temporariamente para a remoção da viatura de Bruno Tavares e João Costa (Citroën DS3 R3T Max), também vítimas de um despiste.
A competição prossegue este sábado, dia 5, com a realização de oito provas especiais de classificação. A primeira, Ribeirinha/Limeira, com 9,71 km, tem início marcado para as 10h00.
A classificação completa do XV Rali da Graciosa pode ser consultada em:
https://anubesport.com/timing/ss/6708/?rallyId=252