O PS/Açores pediu o agendamento de um debate de urgência em julho, para que o parlamento açoriano debata, de “forma transparente”, os “entraves” à coesão e as consequências para o futuro da região, anunciou hoje o partido.
Segundo o PS, o grupo parlamentar do PS/Açores deu entrada, na quarta-feira, com o pedido para agendamento do debate de urgência, no período legislativo de julho, para discutir os desafios e os bloqueios que comprometem a Coesão Económica, Social e Territorial da Região.
“Há sinais preocupantes que exigem respostas concretas e imediatas. O PS/Açores não pode ficar indiferente à forma como o atual Governo está a pôr em causa a coesão dos Açores, com impacto direto nas famílias, nas empresas e nas instituições locais”, justifica a presidente do grupo parlamentar do PS/Açores, Andreia Cardoso, citada em comunicado do partido.
Entre as preocupações dos socialistas estão “as dificuldades crescentes” no acesso ao transporte de mercadorias essenciais, os custos acrescidos para os setores produtivos e “o incumprimento de compromissos com agricultores, pescadores e associações locais”.
O PS/Açores sublinha que esta situação “não pode continuar a ser ignorada”, considerando fundamental que o parlamento debata, de “forma transparente, os entraves à coesão e as consequências” para o futuro do arquipélago açoriano.
Andreia Cardoso sustenta que a coesão dos Açores “é uma prioridade e exige ação política firme e responsável”, criticando as políticas do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).